A maior competição esportiva mundial começa no próximo dia 23 de julho
Os atletas da Universidade Santa Cecília (Unisanta) novamente marcarão presença em uma competição olímpica. Ana Marcela Cunha (maratona aquática – 10km) e Leonardo de Deus (natação – 200m borboleta) conquistaram o passaporte para Tóquio e representarão o Brasil no Japão.

Ana Marcela Cunha – Eleita seis vezes melhor do mundo nas Águas Abertas e multimedalhista em Campeonatos Mundiais, Ana Marcela chega a Tóquio para a disputa de sua terceira edição de Jogos Olímpicos. A atleta busca uma medalha inédita em seu vasto currículo na Maratona Aquática.

Ana Marcela finaliza sua preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio em Serra Nevada, na Espanha, ao lado de Fernando Possenti e as nadadoras Gabrielle Roncatto e Nathalia Almeida, que também disputarão a Olimpíada, mas na Natação.

“Estamos seguindo não só os protocolos, mas também o planejamento à risca, buscando chegar em Tóquio na melhor condição possível pra lutar pela medalha”, disse Fernando Possenti.

Juntos, Ana Marcela e Fernando Possenti brilham há anos. Eles conquistaram, ao todo, dez medalhas em Campeonatos Mundiais (quatro de ouro, duas de prata e quatro de bronze), o título da Fina Marathon Swim World Series por duas vezes, ouro no Sul-Americano de Lima e o ouro nos Jogos Pan-Americanos também realizados na capital peruana. Além disso, conquistaram o título do Campeonato Mundial Militar, realizado em 2019, na China.

Nesta temporada, Ana Marcela foi ao pódio em todas as provas que disputou como preparação para os Jogos Olímpicos. Ela conquistou duas medalhas de ouro (10km do Campeonato Italiano e 5 do Campeonato Espanhol) e uma de prata (10km do Campeonato Espanhol).

Leonardo de Deus – O nadador Léo de Deus também representará a Unisanta e o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ele conquistou o índice dos 200m borboleta em abril na Seletiva Olímpica Brasileira de Natação, realizada no Rio de Janeiro, no Parque Aquático Maria Lenk.

Esta é sua terceira participação em Jogos Olímpicos, e o nadador se diz muito confiante com o trabalho que o levou a Tóquio. Em entrevista ao Santaportal, Léo afirmou que suas expectativas para a Olimpíada são as melhores possíveis.

“Eu me sinto na minha melhor forma física, na minha melhor forma mental. Acabei de voltar de uma competição internacional onde já nadei com alguns dos atletas que estarão lá em Tóquio, disputando comigo. Eu bati na frente deles, perdi apenas para o recordista mundial”, disse.

“Estou confiante. Minha expectativa é a melhor possível, é de passar de uma eliminatória para a semi, da semi para a final. E aí na final é deixar o coração, deixar tudo o que eu construí ao longo da minha vida no esporte para buscar essa medalha. É o ápice que todo atleta olímpico busca e eu vou buscar isso em Tóquio”.

Léo ainda comentou que por conta da pandemia, este ciclo olímpico foi um pouco mais complicado e de superação, mas que está tranquilo e focado: “São os jogos olímpicos, né, o mundo inteiro estava esperando por esse momento”.

CRONOGRAMA
Leonardo de Deus
Dia 26/7, a partir das 7 horas da manhã (horário de Brasília)
Prova: 200m borboleta masculino

Ana Marcela Cunha
Dia 3/8, às 18h30 (horário de Brasília)
Prova: 10km feminino de Maratonas Aquáticas