A publicação da revista interativa on-line “Justiça Restaurativa: uma história santista”, que relata a trajetória do Programa Municipal de Justiça Restaurativa de 2014 a 2020, trouxe uma entrevista com a reitora da Unisanta, Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado.

A matéria está disponível na página 18, publicada no Portal da Educação, e aborda as visões da reitora sobre o tema.

Sílvia define o programa como um conjunto de estratégias que abrangem atividades de pedagogia social promotoras da cultura de paz e do diálogo, com foco na solução de conflitos e transformação de situações complexas de convivência.

No atual cenário, em que o conceito de justiça tem um tom mais punitivo do que restaurativo, a reitora acredita no poder transformador do programa que tenta resolver os conflitos pelo diálogo.

“Sem dúvida, são novas formas de lidar com os desafios da convivência social, através dos princípios e valores da Justiça Restaurativa vivenciados por intermédio dos Núcleos de Educação para a Paz em uma perspectiva intersetorial”, afirmou.

A revista é supervisionada pela Profª Me. Liliane Claro de Rezende, coordenadora do pioneiro curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Justiça Restaurativa na Universidade Santa Cecília, juntamente com a Profª Drª Selma Martinez Simões Rodrigues de Lara.

Lançamento da revista Law and Social Science

No dia 8 de julho, ocorreu o lançamento da edição especial comemorativa de 10 anos da revista eletrônica da Unisanta, Law and Social Science, voltada para a área da Justiça Restaurativa (JR).

Com a presença de representantes da Unisanta e autoridades de JR espalhadas pelo país, o evento de lançamento, assim como a própria revista, teve como tema principal os aprendizados e experiências obtidos durante a I Jornada Nacional de Justiça Restaurativa na Educação, ocorrida entre 16 e 18 de novembro de 2020.

A edição conta com artigos produzidos por diversos autores das cinco regiões do Brasil, abordando as experiências em relação à mediação de conflitos, Justiça Restaurativa e habilidades socioemocionais na área da Educação.

Acesse a última edição da revista Law and Social Science pelo link: periodicos.unisanta.br/index.php/lss/issue/view/12