O Teatro Experimental de Pesquisas da Universidade Santa Cecília – TEP-Unisanta, um dos mais antigos grupos da nossa região com mais de 50 anos de atividades, dos quais 32 anos vinculados à instituição onde fica sua sede produtiva, acaba de ser contemplado com vários editais emergenciais proporcionados por órgãos federais, estaduais e municipais.

Com subsídios oferecidos através da Lei Aldir Blanc de auxílio à Cultura (federal) e do edital Alcides Mesquita (municipal), o grupo lança, na segunda quinzena de fevereiro, o projeto BASTIDORES – TEP 50 anos. Trata-se de um seriado em cinco episódios que consiste na leitura dramática de cinco capítulos do livro que leva o mesmo nome, abordando aspectos particulares de fatos acontecidos com os integrantes de elencos de diversas montagens do grupo ao longo desse tempo.

Crédito – Denise Braga

Os episódios são narrados por um cast especialmente formado para este momento, com atuais integrantes do grupo como Gabriela Santana, Edelvira Azevedo e Tales Ordakji. Também foram convidados artistas parceiros, entre eles estão Maria Tornatore, Bruna Telly e Platão Capurro, dando voz a várias gerações que fizeram parte do grupo, representadas pelos depoimentos de Nanci Alonso, Marco Antonio Rodrigues, Zémanual Piñero, Yara Nascimento, Oneyda March, Fabíola Moraes, Kelly Alonso e Daniela Quintas.

Realizado nos últimos dois meses, driblando distanciamentos através de ações remotas, o seriado conta com a produção de Tales Ordakji, âncora para todas as horas, a edição de imagens a cargo de Cibele Gonçalves e o encaminhamento logístico orientado por Edelvira Azevedo.

O seriado BASTIDORES, que tem a direção assinada por Gilson de Melo Barros, autor também da obra original, será lançado (primeiro episódio) no próximo dia 18 de fevereiro, através das plataformas Youtube, Facebook e Instagram, por meio do acesso @TEPTEATRO, com os demais episódios disponibilizados nos seguintes dias 20, 22, 24 e 26 de fevereiro.

Cada episódio abordará um recorte particular sobre períodos específicos pelos quais o grupo passou: Episódio 1 (dia 18) – Tempos remotos, Colégio Canadá – 1969 / Episódio 2 (dia 20) – Anos de Chumbo,

1971-1976 / Episódio 3 (dia 22) – A Revista do Henfil e a criação do GAPA-BS, 1988 / Episódio 4 (dia 24) – Henfil, A Relativa Revista, 1989 / Episódio 5 (dia 26) – Os Sonhos Mais Lindos, 2005.

Com os demais editais que o grupo alcançou, será possível a realização de outros quinze episódios da mesma obra, a serem apresentados no segundo semestre deste ano, assim como a edição e lançamento do livro original, já em fase de conclusão. Ainda nesta leva, no fim deste ano, poderá ser retomado o Projeto Limites – Dramaturgia para ônibus urbano, em sua XV edição.

Dois outros trabalhos completam o premiado momento, o relançamento em plataformas digitais do curta-metragem ROSINHA SINNHÁ, que aborda a fase áurea do Rádio santista (anos 40 e 50), e O PRATO AZUL POMBINHO, recentemente premiado no XXIV FESCETE – nas categorias Monólogo – adulto, Atriz (Edelvira Azevedo) e Direção (Gilson de Melo Barros).