Na manhã desta quinta-feira (10/12), o cônsul-geral do Panamá em Santos, Sr. Rodney Emmanuel Moreno Hernández, visitou a Universidade Santa Cecília com o objetivo de firmar parcerias nas áreas acadêmica (pesquisas e intercâmbios) e portuária. Hernández conheceu o Laboratório de Operações Unitárias, o InovFabLab, as instalações da TV, entre outros ambientes do campus.

Ao falar sobre sua visita à Unisanta, o representante do país centro-americano salientou cordialmente sua satisfação em contatar a instituição. “Para mim é um prazer, um privilégio estar aqui acompanhando o reitor da Unisanta”, comentou Hernández, que ainda continuou, falando dos seus objetivos: “Estamos aqui porque queremos fazer uma unificação entre as universidades do Panamá e esta prestigiosa universidade (Unisanta) […] para unificar as universidades”.

O cônsul-geral do Panamá destacou que a Unisanta é a primeira universidade a estabelecer esse tipo de diálogo com ele e também enfatizou o setor portuário como área de potenciais parcerias frutíferas entre a instituição santista e o país da América Central. Hernández citou o Canal do Panamá (importante canal artificial de navios, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico), para ilustrar seu raciocínio: “Também estamos falando sobre o Canal do Panamá, aqui tem um porto muito importante, o mais importante da América do Sul, e queremos também que aqui se conheça o Canal do Panamá. Com mais de 8.500 barcos com a bandeira do Panamá no mundo, temos a maior frota do mundo. Dessa forma, queremos também falar sobre temas portuários, temas comerciais importantes e nos pomos à disposição desta prestigiosa universidade para que esta tenha contatos com as melhores universidades do Panamá”.