Por Beatriz Pereira – Estágio acadêmico

No último sábado (12), alunos da 3ª série do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental puderam celebrar o fim de mais um ciclo e o começo de outro através de uma solene formatura realizada no Ginásio Laerte Gonçalves do Complexo Educacional Santa Cecília.

O último ano do Ensino Médio, que contava com as turmas A, B e C, tiveram as celebrações no período da manhã, separados em três horários para não gerar aglomerações, assim como o 9º ano, que também contava com as turmas A, B e C, mas no período da tarde.

Segundo a diretora Marilisa Grottone, a comemoração teve que ser reestruturada para que não passasse em branco. “É um marco para os alunos que estão terminando o Ensino Médio e o Ensino Fundamental, então, em comum acordo com os alunos, uma classe de cada vez e apenas dois convidados por aluno. Conseguimos fazer um distanciamento adequado, com toda a segurança possível e agora estamos aplaudindo e vivendo um momento muito marcante na vida deles”, conta Marilisa.

As turmas do 9º ano escolheram os professores Renor José da Silva e Liane Galanti como paraninfos. Pela 3ª série do Ensino Médio os escolhidos foram João Carlos Oliveira e Claudio Rocco. O professor Claudio disse ser importante esse desfecho em um ano tão desafiador. “Não daria para terminar esse ano sem o dia de hoje, senão ficaria faltando muita coisa. Como se em março eles tivessem ido embora de repente e acabou. Precisava desse ponto final, então foi fantástico”, afirma o professor.

A secretária-geral Sônia Maria Alves dos Santos disse ser um momento gratificante e que não poderia ser esquecido “Lutamos muito para que isso pudesse acontecer e pensávamos nos alunos, que queríamos que eles tivessem alguma lembrança. Não queríamos deixar passar o momento deles de despedida, então conseguimos, foi uma coisa muito bonita”. Duas netas de Sonia participaram da formatura, Ana Luiza (Ensino Médio) e Sofia ( 9º ano)
Para Ana Paula Alves dos Santos Mendes, filha de Sônia, é um orgulho ver a trajetória da filha dentro do Santa desde pequena. “Estar aqui, vendo essa etapa se concluir é de muita emoção e felicidade por ter uma filha formada e de ter a certeza que ela vai continuar estudando aqui. Recebendo os ensinamentos e as orientações agora dos mestres de Arquitetura”.

E mesmo de longe, a saudade dos professores e colegas foi amenizada, segundo a formanda da 3ª série, Julia Mauriz, de 17 anos. “Não poder ter contato é complicado, mas só de vê-los e saber que vamos continuar juntos, quando tudo isso passar, é muito importante”. Já sua mãe, a funcionária pública Viviane Davoglio, afirmou ter se emocionado na formatura e ter gostado desse modelo mais simples. “Para mim está tudo do jeito que tem que ser, porque o mais importante é o que fica, é o que eles trouxeram desse tempo todo de aprendizado, de carinho e da escola”.

Ainda que os abraços e beijos não participaram da cerimônia, o orgulho, a admiração, o carinho e os votos de sucesso nessa nova fase não faltaram. Parabéns, por mais uma etapa concluída, formandos!