por Vitor de Oliveira, estágio acadêmico

O curso de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília promove, na segunda-feira (04/11), o Simpósio de Fisioterapia Neurofuncional, ciclo de palestras reunindo no Auditório do Bloco E, a partir das 18h, conceituados profissionais da Baixada para dissertar sobre suas respectivas áreas de atuação.

O simpósio, cuja abertura será às 18h, começa às 18h30 com o prof. Me. Ivo Koedel Filho, que falará sobre: “Tecnologia Assistiva”. Koedel é fisioterapeuta, professor de Fisioterapia Neurofuncional Adulta e coordenador do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva da Unisanta. Ele é graduado em Educação Física  e em Psicanálise pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa, além de ter mestrado em Educação.

Às 19h15,  a prof. Dra. Maria Clara Mattos Paixão dá continuidade ao simpósio, palestrando sobre: “A coordenação motora do bebê”. A docente e supervisora de prática clínica em Fisioterapia Neurofuncional Pediátrica da Unisanta  é graduada em fisioterapia na Universidade Católica de Petrópolis, com especialização  em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica. Após a palestra da prof. Maria Clara, às 20h, haverá um intervalo de quinze minutos.

A prof. Dra. Renata Morales Banjai  retoma o ciclo de palestras com o tema: “Disfunções dos membros superiores pós AVE: um desafio na prática fisioterapêutica”. Renata é fisioterapeuta com Especialização em Fisioterapia Neurológica pela Universidade do Grande ABC. Têm mestrado e doutorado em fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo. É docente do curso de fisioterapia e coordenadora do curso de especialização em Fisioterapia Neurofuncional da Unisanta.

Para encerrar o evento, falando sobre: “Deformidades na distrofia muscular de Duchenne: a importância da prevenção”, a prof. Me. Vivian Vargas de Morales inicia a discussão às 21h. Vivian se graduou na primeira turma do curso de Fisioterapia da Unisanta. Tem especialização em Fisioterapia Aplicada à Neurologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Unicamp. Também possui mestrado em Ciências na área de Concentração Anatomia Comparada pela USP. Atualmente ela é professora e supervisora de Estágio em Clínica Neurofuncional Pediátrica da Faculdade de Fisioterapia da Unisanta. O Simpósio encerra as atividades às 22h.