Informações do site de Engenharia de Computação da Unisanta

Formado em 2007, ano no qual também recebeu o prêmio de aluno com o melhor desempenho acadêmico do curso, o ex-aluno de Engenharia de Computação Renêe Augusto atua hoje na multinacional Mapfre. A empresa, uma das maiores da América Latina em seu segmento, possui operações nos 5 continentes e está localizada em mais de 100 países. No Brasil, seu segundo mercado mais importante depois da Espanha, a companhia conta com cerca de 4 mil colaboradores, atuando em segmentos como previdência, saúde, seguros, consórcios e investimentos, com quase 20 mil corretores espalhados por todo o território nacional.

Atuando na área de Sustentação da companhia como analista de sistemas desde março de 2018, Renêe tem hoje diversas responsabilidades sob sua gestão, já que precisa garantir a operação e a disponibilidade de vários sistemas informatizados que a companhia possui e que atendem às mais diferentes áreas, como financeira, tributária, jurídica, RH e de TI: “Hoje, acabo atuando mais como um gestor do que como um analista de sistemas propriamente dito, o que envolve acompanhar a ação e atuar junto a fornecedores externos que prestam serviços de sustentação a estes sistemas. Também tenho que manter o contato com as áreas técnicas da empresa (Banco de Dados, Infraestrutura, Gestão de Mudanças e Gestão de Problemas, entre outras), além de prover feedback para as áreas que utilizam esses sistemas. É necessário um alto nível de gestão e organização para que o trabalho seja desempenhado da melhor forma possível”, explica.

Com passagens anteriores por IBM, Vivo e LATAM, Renêe considera que todas lhe trouxeram grandes aprendizados. “Aprendi muito na IBM, onde tive a oportunidade de atuar com o banco de dados Oracle e aplicar este conhecimento no cliente TAM. Lá passei por diversas áreas, inclusive liderando, por algum tempo, a equipe de testes da companhia aérea. Na Vivo, um mercado completamente diferente, fiquei alocado na área de Qualidade e Testes, buscando realizar a melhoria contínua nos processos da empresa de modo que pudéssemos gerar a menor quantidade possível de impacto aos nossos clientes. Já no final de 2013, voltei a trabalhar no setor de aviação através da LATAM (fusão entre a empresa aérea chilena LAN Airlines e a brasileira TAM Linhas Aéreas), colaborando em áreas como Sustentação de Sistemas e Produção e também garantindo a operacionalidade dos sistemas informatizados da LATAM. Um ponto interessante deste período é que, devido ao contato diário que tinha com os chilenos, tive uma tremenda oportunidade de melhorar meu espanhol, tanto na fala quanto na escrita”, destaca.

MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Renêe entende que sua carreira vem migrando naturalmente para um lado mais gerencial. “Isso me permite ajudar outros profissionais a se desenvolverem profissionalmente, desempenhando seu trabalho da melhor forma possível e, consequentemente, melhorando os serviços prestados”. Sobre sua passagem pela Unisanta, Renêe destaca que o curso de Engenharia de Computação foi um auxiliar importante na sua capacidade de resolver problemas: “A graduação me ajudou a tornar uma pessoa mais analítica e isto me ajuda muito na hora de destrinchar um problema que venha a ocorrer no trabalho. A Unisanta me deu a oportunidade de interagir com os mais diversos tipos de pessoas, sejam alunos ou professores, e isto é crucial no dia a dia de trabalho, pois de nada adianta você ser tecnicamente bom se não tiver empatia e não souber lidar com as pessoas”.