Na noite da última terça-feira (22), a presidente da Unisanta, Lúcia Teixeira e a reitora da Unisanta, Sílvia Teixeira Penteado, foram homenageadas pela Academia Santista de Letras em comemoração aos 30 anos de convivência e inestimável contribuição intelectual à Casa Martins Fontes.

A presidente da Academia Santista de Letras, Maria Araújo Barros de Sá e Silva, abriu a sessão solene que teve como orador o vice-presidente da Academia, Eustázio Alves Pereira Filho.

O acadêmico Eustázio disse que os homenageados são construtores na concretização de sonhos. “Escritores, pesquisadores, conferencistas, professores, quer na Universidade, diante ao grande desafio em bem contribuir à transmissão do conhecimento e dos bons valores”, contribuem com a importante formação das nossas gerações, afirmou o orador. Eles também contribuem pelo exemplo de postura e caráter sólido, contagiando pelo exemplo e influenciando o aprimoramento do convívio social e fraterno, “especialmente honrando a Academia durante as últimas três décadas”, afirmou o orador.

O vice-presidente da Academia disse ainda em seu discurso: “Homens e mulheres e todos os tempos precisam daqueles poucos que, pela sua força e talento, galhardia e empenho dedicado, labutam todo dia, por anos e anos, para garantir senão a concretização das esperanças num mundo de paz, para o direito de continuar a sonhar com um mundo realmente mais humano”.

“Os homenageados na noite da última terça-feira têm inegavelmente feito sua grande parte, e todos da Academia Santista de Letras são “eternamente gratos por tudo isso, pelos grandes feitos. Por isso essa singela homenagem” , explicou Eustáquio Alves Pereira Filho.

Homenageadas
Sílvia Ângela Teixeira Penteado é doutora e mestre em Educação pela Universidade Católica de São Paulo (PUC SP) e graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santos, É Reitora da Universidade Santa Cecília – Unisanta e diretora-acadêmica do Sistema Santa Cecília de Rádio e TV Educativas.
Publicou os livros: “Participação na Universidade Retrato em Preto e Branco” (ed. Pioneira) e “Identidade e Poder na Universidade” (ed. Cortez/Unisanta, dentre outros. É membro do Conselho de Administração da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, do Conselho Deliberativo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubiand – MASP, do Conselho Deliberativo da Associação Nacional das Universidades Particulares – ANUP e Coordenadora da Câmara das Instituições de Ensino da Associação Comercial de Santos (ACS).

Lúcia Teixeira é Mestre e Doutora em Psicologia da Educação, educadora, psicóloga e escritora. Foi indicada ao prêmio Jabuti e recebeu outros relevantes prêmios. Autora, entre outros, de Fruto proibido – um olhar sobre a mulher; Autoridade do professor – meta, mito ou nada disso; da trilogia Pagu – livre na imaginação, no espaço e no tempo; Croquis de Pagu e Viva Pagu – fotobiografia de Patrícia Galvão; e A claridade da noite – o aluno do ensino superior.
Caminho para ver estrelas integra a trilogia do Tempo, formada pelos infantojuvenis Tudo é possível – incrível viagem no tempo e O segredo da longa vida (o primeiro infantil brasileiro traduzido para o japonês), adotados por escolas em todo o País. Suas pesquisas sobre o Ensino Superior embasaram o Plano Nacional de Educação. É presidente do Colégio e Universidade Santa Cecília (Santos–SP) e diretora do Sistema Santa Cecília de Comunicação – Rádio e TV Educativas.

Crédito: Norberto Moreira Junior