A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) prossegue o atendimento odontológico nesta terça (8), a pessoas carentes da terceira idade, iniciando o Projeto Odontogeriátrico O Sorriso não tem idade. O trailer, adaptado pelo Rotary Santos-Porto, ficará inicialmente no estádio Urbano Caldeira, na Vila Belmiro, das 8 às 12 horas. A entrada dos pacientes será feita pelo portão 22.
O trabalho, que visa detectar doenças como câncer bucal, estará a cargo de alunos do 3º e 4º ano da Faculdade de Odontologia da UNISANTA, supervisionados por professores.
O lançamento do Projeto foi feito no dia 25 de março, às 9h30, no auditório do Bloco E da Universidade, com a presença do dr. Emil Adib Razuk, presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo (CRO). Ele elogiou a campanha e se referiu “à seriedade da UNISANTA”, que não apenas forma profissionais, como também prepara-os para as necessidades socioeconômicas do País.

“Exemplo para o País”

O dr. Razuk destacou a importância do Projeto O Sorriso não tem idade, “que é um exemplo para Santos e o País”. Referiu-se ainda à necessidade de se unir forças para atender àqueles que necessitam de carinho e atenção, como as pessoas da terceira idade. É uma obrigação dos profissionais de saúde dar esse atendimento, afirmou, mencionando a parceria entre a UNISANTA e o Rotary.
O presidente do Rotary Club de Santos-Porto, André Luis Collacio Lettieri, manifestou sua gratidão à UNISANTA pelo apoio ao Projeto, “um embrião” de outros. A iniciativa vai favorecer a comunidade, unindo acadêmicos de Odontologia e o terceiro setor.
A dra. Christina Loyo, Coordenadora do Projeto pelo Rotary, lembrou que a campanha de prevenção do câncer bucal é “a concretização de um sonho de 30 anos”, daí sua emoção. A solenidade foi presidida pela dra. Sílvia Teixeira Penteado, Reitora da UNISANTA, e pela dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani, diretora-presidente do Instituto Superior de Educação Santa Cecília (ISESC), que mantém o Colégio e a UNISANTA.
Estiveram ainda presentes o Coordenador de Saúde Bucal da Prefeitura de Santos, Cláudio Mucci, o delegado do Conselho Regional de Odontologia da Baixada Santista, dr. José Mário Baldo, o presidente do Sindicato dos Odontologistas de Santos, dr. João Domingos Neto, o diretor e a vice-diretora da Faculdade de Odontologia da UNISANTA, dr. Walter Denari e dra. Rosângela Alo Maluza Flores.
O Projeto atende ao tema da Campanha da Fraternidade deste ano, que prega Fraternidade às Pessoas Idosas, sob o lema Vida, Dignidade e Esperança, visando à reflexão da sociedade e o comprometimento com a problemática dos idosos no País.
Também participaram do lançamento o presidente da Associação dos Dentistas de Santos e diretor da Faculdade de Odontologia da UNILUS, dr. Braz Antunes Matos e a diretora e o coordenador da Faculdade de Odontologia da UNIMES, dra. Márcia Tubel e dr. Aroldo Soares, o fiscal do Conselho Regional de Odontologia, dr. Luiz Negrinho e o advogado do Rotary, dr. Ricardo Wehba.

Exames

Os acadêmicos de Odontologia examinarão os pacientes e, se houver constatação de anomalias, entre as quais lesões precursoras do câncer, os pacientes serão submetidos a outros exames e, posteriormente, encaminhados a serviços apropriados.
Além da prevenção do câncer bucal, o trabalho envolve também prestação de serviços odontológicos fundamentais e orientação sobre escovação. Os estudantes trabalharão em sistema de rodízio, sempre orientados por professores da cadeira de Odontogeriatria, como parte das atividades de Clínica Integrada.
Outros bairros receberão o trailer, em datas a serem marcadas.

Campanha CRO – Ainda no dia 25, houve a primeira reunião preparatória da Campanha de Prevenção e Diagnóstico do Câncer Bucal de Santos, promovida pelo CRO de São Paulo. A campanha envolverá as Faculdades de Odontologia de Santos. Participaram do encontro representantes da classe odontológica de Santos e do CRO de São Paulo.