Nossos Cursos – Engenharia de Produção: segundo melhor do País

59

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | 2º MELHOR CURSO DE ENG. DE PRODUÇÃO DO PAÍS, SEGUNDO A REVISTA EXAME. 4 ESTRELAS NO GUIA DO ESTUDANTE

Outros motivos para fazer Engenharia de Produção na Unisanta:

– Nota máxima do MEC (5);

– Aulas práticas desde o 1º ano;

– Método de Aula Invertida, com participação dinâmica do aluno, atendendo, assim, ao mais atualizado ensino de Engenharia;

– Engenheiro fundamental em diversos tipos de empresas;

– Alto índice de empregabilidade;

– Trabalhos em indústrias, bancos, seguradoras, etc., e em todas as atividades que envolvem movimentação de pessoas, materiais e/ou equipamentos;

-Diversos prêmios de alunos em Inovação;

– Participação interdisciplinar no Núcleo de Tecnologia Assistiva (NTA), voltado para promoção da autonomia, independência, melhoria da qualidade de vida e inclusão social do indivíduo com dificuldade ou incapacidade funcional.

Funções – O engenheiro de produção planeja atividades que utilizam recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa. Sua participação é fundamental não só em indústrias, mas também em empresas dos mais diversos ramos.

Sua atuação se estende às ações que envolvem movimentação de pessoas, materiais e/ou equipamentos, como as transportadoras, para as quais traça rotas mais eficientes e roteiros de transporte, sistemas de supervisão e controle da segurança de pessoas e bens.

Adicionalmente, é requisitado por instituições da área financeira, como bancos, seguradoras e similares, onde seus conhecimentos matemáticos, combinados com raciocínio lógico e análise crítica, são de grande utilidade em operações complexas e de grande responsabilidade.

Visão estratégica. Este profissional utiliza conhecimentos de engenharia, administração e economia para a racionalização do trabalho, aperfeiçoando técnicas de produção e estabelecendo estratégias logísticas e comerciais de uma organização.

Uma das qualidades mais importantes do engenheiro de produção é a disponibilidade para o desenvolvimento de novos processos, com o espírito criativo e inovador que caracteriza a engenharia. Todas essas habilidades e competências se fundamentam em um contexto de qualidade e sustentabilidade, respeitando a empresa, os colaboradores e os clientes.

Formação – No Curso da Unisanta, reconhecido pelo MEC com excelente avaliação, alunos fazem trabalhos práticos desde o início do curso, seguindo um projeto pedagógico elaborado para sincronizar os desafios aos conhecimentos que vão sendo consolidados. Muitos desses projetos estimulam o espírito esportivo e proativo, como corridas de triciclos, quadriciclos e multifuncionais transformers, além de permitir, desde o primeiro semestre, o estudo de componentes e conjuntos, de fabricação de veículos e os conceitos teóricos ensinados.

Para dar uma dimensão profissional ao aprendizado, firmaram-se parcerias com importantes empresas, como a multinacional ABB – líder em tecnologias de energia e automação, fabricante de robôs. O robô industrial realiza, em escala menor, operações muito utilizadas em processos de montagem e união das peças, alimentação de esteiras e outras operações robóticas. A Unisanta foi a primeira universidade da região a ter esse tipo de equipamento para fins didáticos.

CAMPO DE ATUAÇÃO

Diversas áreas de engenharia, construção civil, geração e distribuição de energia, empresas portuárias e logística, de tecnologia de informação, sistemas eletrônicos e processos da indústria química utilizam engenheiros de produção em equipe com outros profissionais em suas modalidades.

O Engenheiro de Produção faz uma importante ligação entre as áreas técnica e administrativa de uma organização.

Área: Engenharia e Tecnologia

Duração: 5 anos (10 semestres)

Período: (*) Diurno/Noturno  –

* A duração será de cinco anos, sendo um ano e meio com aulas diurnas e os três anos e meio restantes com aulas noturnas, pois nesse período há grande possibilidade de estágios.