Projeto Bits de Carinho arrecada brinquedos para ação social de Natal

477

Doações podem ser feitas até o dia 19/11, na Unisanta e em outros pontos de coleta.

Criado pelos alunos e docentes do Núcleo de Pesquisas em Eletrônica da Universidade Santa Cecília (NPE-Unisanta), o projeto voluntário Bits de Carinho está arrecadando brinquedos para uma ação de Natal que beneficiará crianças carentes da região.

As doações de brinquedos novos e usados podem ser feitas até o dia 19/11, nos pontos de coletas espalhados na Unisanta e na sala 513 do Bloco M. Também estão recebendo as doações: Salão Independência Estética & Saúde, Mucha Breja, W&M Relojoaria, Papelaria e Bazar, Wizard by Pearson, Centro Educacional Domingos de Moraes, Instituto Federal São Paulo – Campus Cubatão, Top Veículos e Cruz Vermelha Brasileira. O projeto conta com o patrocínio da Papelaria e Bazar Esperança.

“Embora o nascimento da ideia tenha ocorrido no coração das Engenharias de Computação e Eletrônica, a ação social se estende a qualquer curso e faixa etária, seja de pessoas vinculadas a instituições de ensino ou não”, explica o coordenador dos cursos, Prof. Luís Fernando Pompeo Ferrara.

Idealizadores do Bits de Carinho, Ferrara e a Profa. Sabrina de Cássia Martinez explicam que, quando o aluno entra na Universidade, ele começa a participar dos eventos da comunidade acadêmica, como congressos, feiras, visitas técnicas e pesquisas científicas, o que contribui para sua formação profissional.

“Muitas vezes eles acabam ingressando no mercado de trabalho antes mesmo de terminar o curso, tornando seu tempo livre cada vez mais escasso. Esses fatores muitas vezes acabam distanciando-os da sociedade em que vivem. O projeto Bits de Carinho surgiu para efetuar este link de conexão aluno/sociedade, permitindo que ele entenda que a participação dele na sociedade é fundamental e que o olhar para as pessoas necessitadas tornará o mundo melhor”, afirmam.

Os alunos envolvidos aprovaram a ideia. “Sinto orgulho em fazer parte da fundação do Bits de Carinho ao lado de meus colegas e professores. Acredito que essa experiência nos aproximou ainda mais como equipe e sei que a essência do projeto continuará mesmo após concluirmos nossa jornada aqui”, diz Angela de Lima Menezes.

De acordo com a aluna Juliana Muniz Coelho Mariano, os brinquedos coletados são higienizados e passam por reparos caso seja necessário. “Consertamos e limpamos cada brinquedo que chega ao laboratório e eles serão repassados para diversas crianças necessitadas. É extremamente gratificante isso”, diz.

“Está sendo uma experiência emocionante, prazerosa e surpreendente. Praticar caridade é um gesto muito importante para a evolução moral e saber que estou contribuindo com a alegria das crianças me proporciona momentos de paz e alegria”, afirma Igor Hyfantidis Agueme.

Rafael Roberth Silva Sampaio está fazendo sua estreia em ações de voluntariado. “É a primeira vez que faço parte de um projeto social e está sendo incrível, me sinto animado com os resultados que estamos tendo e entusiasmado com as ações futuras”.

“Desejo ver o projeto crescendo cada vez mais, a ponto de um dia, já formado, vê-lo em andamento e saber que fiz parte do começo de tudo e que outras pessoas estarão ainda levando alegria a crianças de todas as partes”, conclui Marcos Esposito Gomes Rigueiral.

Parcerias – Além das doações, o projeto também aceita propostas de parcerias. Os contatos podem ser feitos pela página oficial do Bits de Carinho no Facebook (www.facebook.com/bitsdecarinho/) ou pelo e-mail: bitsdecarinho@unisanta.br