Pelo quarto ano consecutivo a Universidade Santa Cecília (UNISANTA) renovou o contrato com a Dow Brasil Sudeste Industrial LTDA, para o desenvolvimento do Programa Mangue Limpo. Idealizado pelo Painel Consultivo Comunitário do Guarujá, o programa atua há quatorze anos, no município, com ações voltadas para as áreas da saúde, educação, segurança e meio ambiente.

Na UNISANTA fazem parte do projeto os coordenadores do programa na Universidade, os professores do Curso de Ciências Biológicas, Orlando Couto Júnior e João Miragaia Schmiegelow, este último também coordenador do Curso. Além dos professores, o projeto contará ainda com a atuação de nove alunos bolsistas do 2º, 3º e 4º anos do curso. Ao longo do ano, cerca de 40 estudantes da UNISANTA participam do projeto voluntariamente.

Atividades – Entre as novidades que fazem parte da programação de 2006 estão o desenvolvimento de modelos de cultivos de organismos aquáticos; a produção de substratos específicos para o crescimento das mudas de manguezal; o desenvolvimento de textos técnicos para a elaboração de um livro referente ao manguezal e trabalhos de Educação Ambiental dentro do Museu do Mangue.

Haverá ainda a continuação do estudo de fauna e flora do manguezal; o replantio e monitoramento nas áreas degradadas ao longo do Rio Santo Amaro e a participação do programa nas comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), em Guarujá, no qual serão realizados o replantio de mudas, o repovoamento de robalos e a remoção de lixo no mangue.

Anteriormente, foi construído um mini-museu em que a organização está a cargo dos alunos bolsistas. No local, são realizadas exposições de organismos como peixes, moluscos e caranguejos taxidermizados e a exposição de plantas através de exsicatas (pastas para o armazenamento de amostras de plantas).

Os visitantes, escolas municipais e estaduais que fazem parte do Painel podem conferir ainda, uma estação de larvicultura na qual são desenvolvidas pesquisas científicas, como a do repovoamento de alevinos de robalo, pitu e camarão rosa. Em um dos tanques de camarão será feita a capacitação de pescadores artesanais que utilizarão como isca viva. Eles recebem informações sobre como montar e cuidar de tanques para a criação própria do camarão para a pesca, sem retirá-los do meio ambiente.

Em 2005, o programa recebeu a visita de 15 escolas que colaboraram com a plantação de 2.500 mudas de plantas nativas no mangue.

Pesquisa – Localizado às margens do Rio Santo Amaro, distrito de Vicente de Carvalho, Guarujá, o manguezal já está sendo alvo de pesquisas dos alunos da UNISANTA.
“Através do convênio científico-tecnológico, a UNISANTA disponibilizará um estudo detalhado da área de manguezal, com identificação da fauna e flora. Este estudo servirá de base para a futura construção de uma estação de visitação. O objetivo é proporcionar a educação ambiental no município”, afirma José Pereira, gerente de Segurança, saúde e Meio Ambiente da Dow Brasil – Unidade Guarujá.

Biodiversidade – Segundo o professor Orlando Couto Júnior, coordenador das pesquisas pela Universidade, as primeiras amostras coletadas no mangue indicam uma biodiversidade considerável de organismos marinhos. “Apesar de encontrarmos toda a espécie de lixo trazido pelo rio, a área se mostra em recuperação”, afirmou o biólogo.