A Super Final da Copa do Mundo de Natação desembarca esta semana em Belo Horizonte, Minas Gerais A partir da tarde de sexta-feira (10/02) até a manhã de domingo (12/02), os melhores do país e alguns dos maiores nadadores do mundo estarão disputando medalhas e prêmios em dinheiro no parque aquático do Minas Tênis Clube. A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) reforça a seleção brasileira, que tem feito uma jornada histórica nesta temporada 2005/2006.

Entre atletas e integrantes de sua Comissão Técnica, a Universidade Santa Cecília (UNISANTA) terá 17 representantes nesta Super Final da Copa do Mundo de Natação 2005/2006. Dos 14 atletas chamados, sete deles fazem parte da seleção brasileira principal, convocada a partir dos 40 melhores índices técnicos da temporada 2005. Da UNISANTA foram chamados nesta condição: Amanda Armelau (50 borboleta, 100 borboleta e 100 medley), Monick Avelino Perez (200, 400 e 800 livres), Monique Ferreira (200 e 400 livres), Joel Moraes (50 borboleta, 50 livres e 100 medley), Luiz Lima (800 e 1500 livres), Eduardo Fischer (50 e 100 peito) e Conrado Chede (400 e 1500 livres).

Por terem sido convocados por índice técnico, esses sete atletas da UNISANTA não terão despesas, tanto em termos de inscrição quanto de transporte, estadia e alimentação. No caso deles, tudo correrá por conta da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

Outros sete atletas da UNISANTA foram relacionados entre os 94 competidores convidados, todos com status de finalistas do Troféu José Finkel 2005 e/ou do Torneio Open 2005. São eles: Diego Tilly Moura (200 peito), Fernanda Reis Marinho (400 e 800 livres), Joel Alves (50 costas, 100 costas e 200 costas), Michelle Lenhardt (50 e 100 livres e 100 medley), Nathalia Sá dos Santos (50 livres, 50 costas e 50 borboleta), Patrícia Cruz Santos (200 costas e 200 medley) e Ricardo Kojima (100 e 200 medley). Os atletas convidados têm o direito de participar desde que assumam os custos de participação. Da Comissão Técnica da natação da UNISANTA foram chamados seus técnico principal, Márcio Antônio Latuf, o psicólogo João Carlos de Barros e o médico Marcus Bernhoeft.

MEDALHAS DE OURO – O Brasil chega a esta Super Final com o maior número de medalhas de ouro conquistadas em etapas no exterior, em toda sua história no Circuito da Federação Internacional de Natação – FINA. Até a disputa de Nova Iorque, realizada no último final de semana foram nove medalhas de ouro, sete de prata e oito de bronze, totalizando 24 pódios.

No total de medalhas, a temporada atual só perde para a de 1998/1999, quando o Brasil conquistou 27 pódios no exterior. No entanto, na época a Copa era realizada em 11 etapas fora do país. Atualmente são apenas sete no exterior.
A Super Final de BH tem um peso maior para os brasileiros, pois ela definirá a equipe que disputará o Mundial em Piscina Curta de Xangai, de 5 a 9 de abril. Até o momento, 24 atletas têm índices em 19 provas.

ÁGUAS ABERTAS – O atleta Israel Murat (UNISANTA/ by Lu/Semes) obteve a quarta colocação na 1ª etapa do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas, realizada no final de semana no lago do Parque Aquático Wet’n Wild.

Ainda no final de semana, Israel e mais Cauê Paciornick, Luan Sousa e Natasha Chagas, os três também da UNISANTA, conquistaram o primeiro lugar no 2o. Revezamento de Natação no Mar, promovido pelo Sesc/Aparecida.