Competindo ao lado de alguns dos maiores nomes da natação mundial, Monique Ferreira, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), registrou bons resultados em sua participação na segunda etapa do 17º Circuito Marenostrum de Natação, competição que serve como preparação para os Jogos Olímpicos de Atenas, em agosto próximo.
Na disputa desenvolvida no fim de semana, em Canet, na França, Monique, ainda longe de sua melhor condição, já que se recupera de uma lesão nas costas, conseguiu o quarto lugar na final B dos 200 metros nado livre, com o tempo de 2m04s94. Sua melhor marca para a prova (2m01s24) a teria deixado na quarta colocação da final A, vencida por Camelia Potec, da Romênia, uma das favoritas à medalha de ouro em Atenas, com 1m59s80.
Monique ainda obteve o 11º lugar nos 400 metros nado livre, com o tempo de 4m23s26. Nesta prova sua melhor marca, que corresponde aos recordes brasileiro e sul-americano é de 4m14s21.
O circuito Marenostrum é tradicional na Europa e conta com quatro etapas: Mônaco, Canet, Barcelona e Roma. Muitos dos grandes atletas do continente disputam suas etapas e brigam pela boa premiação de 49.360 euros divididos entre os medalhistas de cada etapa e ainda os 21 mil euros que são repartidos entre os 8 melhores após as quatro fases da competição.
A partir desta quarta-feira (9), Monique e os demais integrantes da seleção brasileira estarão participando do Olympic Swimming Test Event, competição que servirá de teste para as instalações aquáticas a serem utilizadas nos Jogos Olímpicos. Esta disputa se estenderá até sábado (12).