Equipamentos de ponta, novos e maiores estúdios de rádio e tv, uma rádio comunitária e atividades práticas integradas, são a marca do Complexo de Laboratórios Integrados Giusfredo Santini , que a Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC) da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) inaugura dia 7 de junho, às 10h30, na Rua Cesário Mota, 8, Bloco E do Campus.

Para abrigar o conjunto, que tem 900 metros quadrados, a Universidade construiu mais um andar (o oitavo) no Edifício Leonilde e Sylvio Pirillo. Somam-se a esse novo Complexo outros laboratórios de Comunicação existentes no bloco M, inaugurados em 1994.

São 12 ambientes, com duas novidades: a Sala Multimeios (E 816) Rubens Ewald Filho, uma homenagem ao crítico de cinema, e a Rádio Comunitária Fundação Amigos do Bem “Sala Patrícia Galvão”. A Sala de Redação de Rádio e TV receberá o nome do jornalista Fábio Luís do Nascimento Aquino (E 821), formado na primeira turma e falecido prematuramente ao cobrir um jogo de futebol.

A Sala Multimeios, localizada entre o estúdio de TV e o de Rádio, possibilitará uma maior dinâmica às aulas ministradas e à produção de trabalhos acadêmicos, pois está estruturada para receber imagens vindas do estúdio de tv, via satélite ou geradas em computador, além da produção radiofônica do estúdio de rádio. Dessa forma, teoria e prática podem ser estudadas em tempo real, em ambientes independentes.

Acompanhando o crescimento da Santa Cecília TV, o novo ambiente conta com ilhas de edição digitais (as outras eram analógicas), novos softwares para diagramação e tratamento de imagens , câmeras digitais, projetores e sistemas de som, além de um dos maiores estúdios de TV da região.

Neste estúdio, os alunos desenvolverão programas, que poderão ser veiculados no canal da Santa Cecília, assim como os já existentes, feitos por acadêmicos de Jornalismo, como Experimento , Notícias do Campus e Caderno 10.

Na oportunidade, haverá um bate-papo entre os alunos de Jornalismo e o crítico de cinema, Rubens Ewald Filho . Já às 19h30, no auditório do bloco E, 4º andar, a conversa com os estudantes de Publicidade e Propaganda será com o diretor de filmes publicitários, apontado entre os dez melhores do mundo, João Daniel Tikhomiroff.

Rádio, TV e Publicidade
No Bloco E ficarão as seguintes unidades: E 811- Sala de Reunião e Pauta TV; E 812/E 813, Salas de Edição Digital TV I e TV II, respectivamente, destinadas à edição das produções em TV; E 814, Sala de Controle e Operação de TV; E 815 – Estúdio de TV Evêncio da Quinta, onde serão produzidos programas e filmes publicitários, integrados à Santa Cecília TV, com possibilidade de geração de produções ao vivo e de contribuição à grade de programação da emissora.

A E 816 é a Sala Multimeios Rubens Ewald Filho; na E 817 funcionará o Estúdio de Gravação e Edição de Rádio Armando Rosas ; na E 818 estará a Rádio Comunitária Patrícia Galvão , que veiculará programas educativos de interesse da comunidade. A E 819 será a Sala de Coordenação dos Laboratórios de Rádio e TV Vicente Leporace . A E 820 abrigará a Sala de Coordenação dos Cursos de Artes, Jornalismo, Publicidade e Moda.

A Sala E 821 será a Redação de Rádio e TV Fábio Luís do Nascimento Aquino e a Sala E 822, a Agência de Publicidade João Daniel Tikhomiroff, destinada ao desenvolvimento das atividades de criação e produção publicitária.

Impresso e fotografia
Permanecem no Bloco M, na Rua Oswaldo Cruz, 255, os laboratórios de jornalismo impresso: Sala M 321 – Redação Geraldo Ferraz ; Sala M 323, Redação II Hamleto Rosato ; na Sala M 428, Estúdio de Fotografia Pedro Peressin .

Artistas criam mural para o Complexo de Laboratórios de Rádio e TV
Abordando temas ligados à memória santista e aos meios eletrônicos de comunicação, os artistas plásticos Gilson de Melo Barros e Jacob Aarão Alves, criaram um mural (12 x 3,80 m ) para as dependências dos novos laboratórios de rádio e TV dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UNISANTA.

Com cores vibrantes e linhas que costuram as informações, pode-se verificar no painel uma série de imagens que simbolizam ícones da nossa cidade, como a Bolsa do Café, o bonde da Rua XV, o Porto e a antena de captação e distribuição de sinais da Santa Cecília TV. Grandes olhos, como a lente de uma câmera, espreitam o universo abordado, no qual se destacam, do ponto de vista da comunicação, um cantor da fase áurea do rádio, um registro delicado a respeito da jornalista e musa modernista Patrícia Galvão (Pagu) e um cinegrafista que observa o desenrolar dos fatos, onde não poderia deixar de figurar uma partida de futebol.

Experimentando um novo processo de criação, os artistas desenvolveram todo o projeto-plástico do mural a partir de imagens digitalizadas, buscando no próprio computador as resoluções cromáticas e compositivas. Mesmo durante a pintura o computador se fez presente, como na ampliação de algumas imagens cujos registros requeriam maior rigor de traçado. Tal procedimento foi facilitador, uma vez que, sem ele o tempo de realização da pintura demoraria, com certeza, mais uns dez dias.

Pintado com tinta 100% acrílica e impermeabilizado com verniz apropriado, portanto, lavável, o mural levou três semanas a fio para ser pintado, e contou para sua execução com a participação especial de um terceiro artista plástico, Luís Otávio Pinheiro, que como Gilson e Jacob, também é ex-aluno do curso de Educação Artística (Artes Plásticas) da UNISANTA.