Representantes japoneses elogiam estrutura e a hospitalidade da Unisanta. Maratonistas  treinam na Universidade até dia  10/8.

Muito simpáticos, mas discretos em suas declarações, os técnicos japoneses  dos dois maratonistas que treinam na Universidade em Santos reiteraram,  na manhã desta sexta-feira (5/8),  seus agradecimentos e a aprovação quanto à estrutura esportiva da Universidade Santa Cecília, onde se sentem à vontade. Na ocasião, eles foram homenageados pelo Diretor da Marketing da Instituição, Marcus Teixeira Penteado.

“Estamos treinando como o planejado, gostamos das pessoas e da comida daqui”, afirmou o coach Hidemasa Sano, citando,  ainda, como pontos positivos,  a presença dos universitários e  a temperatura agradável da cidade.

Ele valoriza sua equipe, mas partiu do Cônsul Geral do Japão, Takahiro Nakamae, a declaração mais otimista quanto às possibilidades do Japão na Rio 16. “Teremos 350 atletas nos Jogos, esperamos ganhar 14 medalhas de ouro. Somos muito ambiciosos nesse sonho de expectativa”, admitiu  Hidemasa. Ele foi o intérprete durante a entrevista e o mais expansivo em seus comentários.

Quanto aos treinos, o coach explicou que a meta anterior era treinar a força  dos atletas.. “Daqui para frente, até as provas, treinaremos a coordenação, um pouco mais relaxados”. A respeito da equipe brasileira de maratonas aquáticas, disse que os competidores brasileiros são muito fortes.  Mas Ana Marcela Cunha, atleta da Unisanta,  é a mais conhecida dos japoneses. O maratonista  Yasunari Hirai (26 anos é  amigo dela há 6 anos.

Hirai fez questão de tirar uma foto ao lado do painel junto à piscina, apontando com um sinal positivo a imagem de Ana Marcela. Ele foi o 11º  na prova dos 10 km no Mundial de Kazan, em 2015,  e Yumi Kida (31 anos), a maratonista feminina, a 12ª colocada na prova dos 10 km em Londres e  a 14ª lugar na Copa do Mundo Fina de Maratona Aquática (10 km), em 2016.

Japão Olimpíadas 2020-    O Cônsul Geral Takahiro Nakamae antecipou os preparativos do Japão para sediar as Olimpíadas em 2020. “Estamos construindo o estádio principal. Temos um bom orçamento e não faremos gastos abusivos. Mas será um evento como nunca foi visto”.