Canoa Havaiana ou Canoa Polinésia são os nomes usados para denominar o esporte, conhecido originalmente como Va’a (Taiti), Wa’a (Havaí) e Vaka (Nova Zelândia)

O aluno da Faculdade de Educação Física e Esporte da Universidade Santa Cecília (Fefesp – Unisanta) Cauê Serra participará, nesta quarta-feira (28/6), do Campeonato Mundial de Va’a de longa distância da FIV (Federação Internacional de Va’a) de 2017, realizado no Taiti. O Va’a, como é conhecido no Taiti (Wa’a no Havaí e Vaka na Nova Zelândia), surgiu na região do triângulo polinésio e pode ser denominado como Canoa Havaiana ou Canoa Polinésia.

A competição se estende de 27 a 30/6 e terá seis categorias, envolvendo disputas masculinas e femininas em V1 (individual) e V6 (com seis canoístas), nas categorias Junior (sub-19), Open e Master (acima de 40 anos). Cauê estará na prova da categoria Open V1 masculino.

No último sábado (24), Cauê participou do Te Aito, a maior prova de canoas individuais do mundo, que reuniu mais de 600 participantes. O Te Aito é um dos dois importantes eventos locais que estão associados aos dois dias de competição do Campeonato Mundial de Va’a de longa distância da FIV de 2017. Após o término do torneio será realizado o Heiva Va’a.