A equipe santista de tênis de mesa, atual 4ª colocada no ranking nacional e 3ª no estadual, inicia uma nova fase em busca da liderança do ranking brasileiro na modalidade, já pensando nas Olimpíadas de 2012, em Londres. A partir de agora, os mesatenistas passam a contar com a parceria da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e do Clube de Regatas Saldanha da Gama. O anúncio foi feito na noite da última terça-feira, dia 29, durante a apresentação oficial da equipe nas dependências da Universidade.

Na presença de autoridades e familiares, foram apresentados os 20 atletas pertencentes à nova equipe, composta em sua maioria por jovens até 16 anos, que apesar da pouca idade já colecionam diversos títulos.

De acordo Ricardo Dantas, presidente da Liga Santista de Tênis de Mesa e coordenador da equipe, as novas parcerias darão o suporte que o tênis de mesa precisava para chegar ao topo. “Era um sonho antigo estar com a Unisanta, a principal universidade da Baixada, que sabe aliar muito bem o esporte à educação”, comentou.

A mesma opinião expressou Lidney Castro Valejo, presidente da Federação Paulista de Tênis de Mesa, que aposta nessa união. “Não queremos formar somente atletas. O tênis de mesa só tem a ganhar com essa parceria, que resultará na formação de pessoas melhores. Nesse sentido, a Unisanta sempre foi uma referência, apoiando todos os esportes”, enfatizou.

Destaques – O pró-reitor Administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira, lembrou que acompanhou de perto o desenvolvimento do trabalho da equipe de tênis de mesa do Santos Futebol Clube e disse ser testemunha da evolução do esporte nas diversas categorias. “Entre tantos atletas que honram a cidade e o País está Lígia Silva, formada em Educação Física na Unisanta e que agora retorna à instituição para fazer sua pós-graduação na área”, revelou Teixeira.

A equipe tem ainda destaques em outras categorias a exemplo de Hiago Afonso e Victor Brience, alunos do Colégio Santa Cecília, que partem para a Colômbia em abril para disputar o Sul-Americano. Ambos têm títulos como os de Campeão Brasileiro Escolar, Campeão Sul-Americano, Campeão Latino-Americano, além de serem integrantes da Seleção Brasileira Infantil neste ano.

Vitor Bibiano, também aluno do Santa, é outra promessa da equipe. Em 2010 foi o 1º do ranking brasileiro e campeão paulista individual na categoria mirim masculino.

A união com o Clube de Regatas Saldanha da Gama também foi citada por Teixeira como um dos motivos que o levaram a abraçar a ideia. “Vamos unir forças com o Saldanha que é tradicional na região, assim como o Santa Cecília, que está completando seu cinqüentenário nesse ano, para elevar ainda mais o esporte e proporcionar a formação integral do atleta”, comentou.

Reginaldo Leite, que representou o presidente do Saldanha da Gama, Vladimir Matos, também acredita que o tênis de mesa santista está entrando em uma nova fase. “Já formamos muitos atletas, mas a partir de agora, com a Unisanta e a nossa nova sede que terá um espaço dedicado ao tênis de mesa, daremos o que a modalidade merece”.

Sob o comando técnico de Guilherme Simões, que também atua como técnico da Seleção Brasileira Infanto-Juvenil, a equipe tem pela frente desafios como a disputa do Aberto de Luxemburgo, no final de abril, para a qual Lígia está se preparando, sem tirar o foco das Olimpíadas de Londres. “Tenho orgulho em levar o nome da Unisanta onde eu estiver”, disse a atleta.

Na modalidade paraolímpica, a equipe aposta em Jennyfer Parinos, campeã da 1ª Copa do Brasil, realizada no Rio de Janeiro, em 2011. Que promete lutar por vaga no próximo Pan-Americano na classe 10.