A Universidade Santa Cecília (Unisanta) firmou, nesta quarta-feira (30), parceria com a Associação Equoterapia para realização do Projeto ECOmposto, desenvolvido pelas alunas do 4º ano  do Curso de Ciências Biológicas da Unisanta, Fernanda Valente e Natália Pereira, com orientação da Profa. Dra. Márcia do Vale.

O objetivo principal do Projeto é fazer a compostagem para evitar prejuízos com áreas que podem apresentar problemas ambientais e auxiliar no desenvolvimento da Equoterapia (método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo para o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais).

A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, a que se chama composto, e que pode ser utilizado como adubo.

De acordo com a Profa. Dra. Márcia do Vale, orientadora do Projeto, “o aglomeramento de moscas no local onde se despejava a palha e o estrume, por mais distante que ficasse dos animais, acabava deixando-os estressados e prejudicando o trabalho com as crianças. Ao longo do tempo, houve a percepção dos proprietários de que a palha e o estrume dos cavalos podiam auxiliar nas despesas da instituição, através da compostagem desses dejetos”.

O composto será transformado em adubo de ótima qualidade e poderá ser comercializado pela Associação, ou utilizado no terreno da nova sede em São Vicente. A arrecadação com a venda do adubo poderá ser aproveitada na compra de feno para os cavalos, entre outros fins.

“A Unisanta foi a primeira entidade que participou do projeto da Equoterapia. A proposta lançada é muito maior do que as dificuldades que podem surgir. É um momento de comprometimento e ação. A Universidade está de braços abertos para reverter a qualidade do ensino e da pesquisa em benefícios à comunidade”, disse a Reitora da Unisanta, Profa. Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado.

A presidente do Conselho da Associação Equoterapia, Flávia Santini, salientou a importância da parceria com a Unisanta. “O projeto Equoterapia atende quase 200 crianças com vários tipos de deficiência. Temos o apoio da Unisanta desde o início. O Santa Cecília fez o projeto da sede e o logotipo da Associação com as crianças. Também participarão do projeto da nova sede em São Vicente que utilizará recursos ecológicos. Essa parceria é muito importante. Agradecemos aos cursos que estão sempre abertos para nos ajudar”.

“Desde o início estamos ao lado da Associação. A comunidade sabe que pode vir à Universidade, pois receberão guarida e solidariedade. Agradecemos a dedicação, dos alunos, diretores, professores e funcionários que estão envolvidos com este projeto que é tão importante. Estamos sempre aprendendo, principalmente com os animais”, afirmou a Presidente da Unisanta, Profa. Dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani.

O Pró-Reitor Administrativo da Universidade, Prof. Marcelo Teixeira, salientou a importância do trabalho da Associação para a comunidade. “A Universidade está dando o apoio e a retaguarda para o projeto. É uma iniciativa muito bonita. Os maiores beneficiados serão as crianças e as pessoas que são assistidas com a Equoterapia”.

“Estamos agradecidos e valorizamos muito esta parceria acadêmica que funcionará como troca de conhecimentos e desafio em um projeto sustentável. Temos a certeza de que será um sucesso”, afirmou a presidente da Associação Equoterapia, Márcia Tereza Garcia e Souza.

A Unisanta concederá bolsas de estudo e iniciação científica aos estagiários e honorários ao professor pesquisador. A Associação Equoterapia fornecerá o dinheiro para o transporte e o material a ser utilizado. O trabalho será realizado inicialmente de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas, na Associação Equoterapia de São Vicente, que fica instalada no Horto da cidade.

Assinatura – A assinatura da parceria foi realizada na Sala de Atos da Unisanta, Bloco M – 3º andar. Também estiveram presentes no evento a coordenadora da Associação Equoterapia, Daniela Pérri Hortali; o diretor de Marketing da Unisanta, Marcus Teixeira; a assessora da reitoria, Prof. Renata Teixeira Penteado Saorini; além de diretores, professores e alunos representantes do Centro Acadêmico do curso de Ciências Biológicas da Universidade.