De 30 de agosto a 6 de setembro, das 19 às 21h30, alunos de Arquitetura e Design da Unisanta mostram trabalhos sobre  o tema. A exposição será apresentada em Lima, no Peru, por meio de parceria.

A mostra “Paisagem Urbana” , resultado de um projeto desenvolvido pelas professoras Márcia Santos (Unisanta)  e Olga Flores (PUCP),   apresentará trabalhos de estudantes dos cursos de Arquitetura e Design da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e da Faculdade de Arte e Desenho da Pontifícia Universidade Católica do Perú – PUCP, de 30 de agosto (terça) a 6 de setembro.

A exposição, a ser inaugurada nesta terça feira (30), às 19h, no Espaço Cultural Unisanta, apresentará uma produção gráfica com a visão de artistas e arquitetos sobre a ‘paisagem urbana’ que os cerca, onde será possível “observar pontos de concordâncias e dissonâncias criativas”, segundo os organizadores. Essa mesma exposição acontecerá no mês de setembro na Faculdade de Arte e Desenho da Pontifícia Universidade Católica do Peru – PUCP em Lima. A exposição permanecerá aberta ao público até 6/9  de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h30.

“As fronteiras entre Arte e Arquitetura se tornam mais tênues a cada dia. Apesar das especificidades existentes entre os objetivos e crenças das duas disciplinas, ambas estão ligadas por sua função criativa. Existem atualmente criações artísticas e arquitetônicas tão similares que por vezes é difícil determinar se foram elaboradas por um arquiteto ou um artista”, afirma a professora Márcia Santos.

O projeto dos  alunos – acrescenta-   apresenta “as rápidas mudanças nas cidades que destruíram a ideia de conjunto urbano controlado e homogêneo. Essa instabilidade da cidade,  que contradiz com a durabilidade das construções arquitetônicas, levou a Arquitetura a se questionar sobre sua natureza e direção. A arte, por sua vez, teve seu vocabulário expandido para muito além de pincéis e telas, passando a gerar ambientes, instalações e estruturas espaciais”.

“No contexto contemporâneo a diversidade transformou com velocidade os valores culturais, e, nesse sentido, podemos observar que Arte e Arquitetura buscaram referencias comuns para responder a esse processo. Atualmente, ambas as disciplinas discutem as relações entre o homem e seu entorno, o cidadão e o espaço. Arte e Arquitetura passam, na contemporaneidade, a trabalhar um universo de novos significados e problemas como o ‘inesperado”.

Dentro dessas novas relações e discussões entre Arte e Arquitetura, as professoras propuseram a seus alunos um olhar criativo sobre a paisagem urbana que os cerca para a criação de imagens gráficas. Os alunos da Unisanta trabalharam essa proposta dentro da disciplina de Expressão e Representação gráfica V.

Participam da mostra– Alunos do curso de Arquitetura e Design da Unisanta:

Ali Ahmad Ghandour Neto, Aline Rocha de Oliveira, Anna Maria de Mello Costa, Aryane Santos de Freitas, Barbara Matos cerqueira, Beatriz Samora Sakae, Bruno Barretti Ales, Camila da Silva Oliveira, Carolina Cancela Veloso, Emily da Costa Fraga, Fabiano Zerbetto, Fabricio Bley da Silveira, Fernanda Souza Paixão, Flavia Santana Patrício, Gabriel Lopes Grassmann, Igor Irineu Fernandez, Karoline Brites Panuccio Dias, Liliane Leal dos Santos, Lucas M. de Menezes Lopes, Luciana Portes Tavares Sergio, Nathalia Grabski Catharino, Rodrigo Gomes Martins.

Alunos da especialidade de Gravura da Faculdade de Arte e Desenho da  Pontifícia Universidade Católica del Peru- PUCP, Lima, Peru: Ana Elizabeth Huerta, Jessica Encalada Millán, María Claudia Peña, María Eugenia Juárez , María Fernanda Ortiz, Sol María Quiroga.