Ricardo Cintra e Márcio Latuf, técnicos,  respectivamente, de Poliana Okimoto, bronze olímpico, e Ana Marcela, selecionada para a Rio 2016, serão homenageados no dia 1º.

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) receberá, nos dias 1 e 2 de setembro (quinta e sexta), o IV Simpósio de Educação Física, com o tema “Competências Profissionais do Educador Físico”.

O evento, aberto ao público,  é uma iniciativa do Laboratório de Fisiologia do Exercício e Saúde da Faculdade de Educação Física (Fefesp), com o apoio do Diretório Acadêmico da Faculdade.

No primeiro dia, serão debatidas as perspectivas profissionais para o educador físico. A primeira mesa, mediada pelo professor  mestre Thiago Rogel trará, a partir das 8h, três temas para debates.

O primeiro deles é “A importância da Comissão de Ética da Pesquisa Científica“, comandado por Brigitte Reickmann, coordenadora do Centro Institucional de Pesquisa da Unisanta, professora, mestre e doutora em Ciências pela USP. O segundo tema é “A importância da Pós-Graduação Lato Sensu na Carreira Profissional” . O terceiro tema será  “Os caminhos da Pós- Graduação Stricto Sensu”, a cargo do Prof. Dr. Marcos Tadeu Pacheco, coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade.

Às 19h30, serão debatidos “Aspectos da Preparação Física para a Performance Olímpica ”. A segunda mesa será composta por dois profissionais e terá como mediadora a  professora e mestre, Maressa Nogueira, técnica da natação da Unisanta.

Na oportunidade, o professor e treinador da categoria sênior de natação da Unisanta, Marcio Latuf, falará sobre sua experiência como técnico de nadadores olímpicos.  Em seguida, “A importância da Biomecânica para o Desempenho Atlético” será abordada pelo professor e mestre José Nilton.

No dia 2 de setembro (sexta-feira), às 8 h, o Prof. Dr. Fábio Giordano, diretor da Faculdade de Pedagogia, trará o tema “Atualizações em Pedagogia”, enquanto a professora e doutora Carla Luguetti abordará “Métodos atuais de pedagogia no esporte”. A mesa será mediada pelo Prof. Ms. Joel Moraes e segue nos mesmos horários.

Às 19h30, a professora doutora Marie Anne R. Cachele  falará sobre “Poluição Atmosférica: Uma ameaça que está no ar, porque devemos nos preocupar?”. O professor doutor Daniel Siquieroli apresentará o tema “Exposição à poluição e seus efeitos sobre o corpo humano” e,  por último, a Prof. Esp. Gabriela Lafreve finalizará as palestras com tema “O viés da prática do exercício físico em ambiente poluído”. A mesa terá como mediador o professor e mestre Marcio Rodrigues dos Santos com três convidados.

O evento será aberto ao púbico, no Auditório do Bloco E da Unisanta, no 4º andar.