O  mesmo ex-aluno do Colégio, Pedro Jonas , conseguiu que uma ideia sua apresentada no Parlamento Jovem se transformasse também  em lei neste ano, aprovada na Assembleia Legislativa do Estado, criando o Plano de Ação de Emergências contra os efeitos das ressacas no litoral.

O projeto de lei “Dia do Enxadrista”, apresentado pelo  então estudante do ensino médio Pedro Henrique da Silva Jonas durante a Câmara Jovem de Santos 2016,  foi sancionado na última segunda-feira (10) por Paulo Alexandre Barbosa, prefeito de Santos e publicado no Diário Oficial de Santos do mesmo dia.

A data escolhida para representar o dia do enxadrista é o dia 1º de dezembro, que coincide com a conquista do vice-campeonato do Pan Americano de Xadrez Escolar, pelo santista Tiago Jonas, irmão mais velho de Pedro e aluno do Curso de Engenharia Civil da Unisanta.

O vereador Bruno Orlandi apresentou, na Câmara Municipal de Santos, o projeto de lei que visou à incorporação do Dia do Enxadrista ao Calendário de Eventos de Santos, instituído pela Lei Nº 3.265, de 12 de maio de 2016. Esse projeto foi apresentado como ideia pelo aluno durante o Programa Câmara Jovem, em maio de 2016.