O professor Aureo Pasqualeto Figueiredo, do curso de Engenharia Civil da Unisanta, foi uma das fontes consultadas pelo programa Balanço Geral Litoral, da Record TV Litoral/Vale,  para matéria veiculada na última segunda-feira (10/9) sobre prevenção de incêndios em prédios.

Aureo explicou  que o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (A.V.C.B.) ocorreu devido a grandes incêndios no centro de São Paulo,  como os dos edifícios Andraus (1972) e Joelma (1974). “Os bombeiros assumiram um papel muito importante em relação à prevenção de incêndios”, declara o doutor em Automação Portuária e Segurança do Trabalho.

Ele informou que há vários equipamentos para combate de incêndio. “Há os hidrantes, dispositivos e tubulações onde se deve ter uma reserva técnica de água para o incêndio ou através da conexão com a rede pública, mangueiras, extintores, sinalização, sistemas que indiquem que se há um aumento de temperatura acionem alarmes que permitam que hajam uma posição inicial de combate ao incêndio que tem que ser muito rápida”, acrescentou Aureo.

Sobre os materiais usados para a construção de prédios,  o professor conta que houve uma revolução. Aconteceu realmente um grande desenvolvimento de materiais que justamente fazem a compartimentação, o isolamento, o estanqueamento, as técnicas construtivas para impedir a propagação do incêndio, a contenção de fumaça e de fogo, explicou o docente.