Figura 1. Resultado do modelo de ondas para sábado (06/out. 20h40). A escala de cores representa a altura significativa da onda em metros e as setas indicam a direção de propagação das ondas.

Ventos intensos e mar agitado nesta quinta-feira e há previsão de ondas moderadas atingirem a região nesse sábado (06/10), informa o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta.

Conforme registrado pelas estações da Praticagem de São Paulo, nessa manhã foram medidos ventos de 50km/h na região da Ilha das Palmas e de 61km/h na Ponta da Praia, com rajadas de 88km/h. Essa situação aconteceu devido a atuação de uma frente fria na região, caracterizada por ventos intensos e persistentes oriundos do quadrante sul. Os modelos meteorológicos previram a chegada desse sistema frontal na região, entretanto subestimaram a intensidade do vento.

Com relação a agitação marítima, devido aos ventos locais intensos o mar está agitado. No início da tarde de hoje a estação da Praticagem de São Paulo registrou ondas com altura significativa de 2 metros na região da Ilha das Palmas. A previsão é que essa agitação diminua um pouco nas próximas horas, entretanto de acordo com os modelos numéricos do NPH-Unisanta, para a madrugada desse sábado (06/10) a previsão é que o mar volte a ficar agitado com a chegada de um novo swell na região, com ondas superiores a 2,5m ocorrendo durante a manhã, tarde e noite de sábado (Figuras 1 e 2).

Nos próximos dias o nível do mar estará próximo das condições previstas pela tábua de marés, e a previsão é que a altura da maré máxima será em torno de 1,6 metros na tarde de sábado (Figura 3).

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de atenção devido à previsão de ondas acima de 2,0 metros.

Devido à intensidade e direção preferencial das ondas não são esperados fortes impactos oriundos da agitação marítima nas estruturas urbanas na Ponta da Praia. Além disso, devido ao nível do mar não muito elevado, também não são esperados alagamentos significativos ocasionados pela maré. No entanto, cabe ressaltar que a os impactos podem se intensificar com a ocorrência de ventos locais intensos e precipitação elevada.

Ressalta-se que estas informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo.

Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar nos próximos dias.

Boletim emitido às 15h de quinta-feira (04/10/2018). Amanhã, após novas análises e resultados dos modelos numéricos será emitida uma atualização desse boletim.  Ressalta-se que este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Figura 2. Previsão do modelo de ondas. A altura significativa da onda (m) para a Ilha das Palmas (SWAN v01, em azul e SWAN v02, em verde), dados medidos pelo sensor da Praticagem de São Paulo em preto. Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.
Figura 3. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Praticagem localizada na Ponta da Praia. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.