A coordenação é do Grupo de Pesquisa em Engenharia Aplicada (GPEA), que selecionou acadêmicos para os estudos

Pensando nas profissões do futuro e em engajar os alunos com as novas tecnologias, o Grupo de Pesquisa em Engenharia Aplicada (GPEA/Unisanta), em parceria com o pesquisador Floriano Peixoto, desenvolveu uma nova linha de pesquisa relacionada aos Veículos Aéreos não Tripulados (VANTs), que engloba o estudo e construção de aviões e drones.

Como os estudos envolvem diferentes áreas, foram selecionados alunos dos cursos de Engenharia Civil, de Computação, Eletrônica, Mecânica e de Produção, visando enriquecer o grupo de pesquisa com a interdisciplinaridade. Essa linha de pesquisa, além de contribuir com a formação dos alunos, também tem o intuito de se tornar uma referência na Baixada Santista de estudos relacionados a VANTs.

O coordenador do curso de Engenharia Eletrônica e de Computação, Luís Fernando Pompeo Ferrara, disse que o projeto é uma ideia antiga e que já existia uma linha de pesquisa dentro do Grupo de Pesquisa em Engenharia Aplicada, em que Ferrara também é coordenador.

Ele também diz que os VANTs são utilizados em muitos lugares. “Hoje, não só os drones mas também os aviões são utilizados em praticamente todas as áreas da Engenharia. Seja para uma inspeção, seja para trabalhar em uma área insalubre. Eles são totalmente ligados à Engenharia, então vêm bem ao encontro do nosso grupo de pesquisa, que é justamente de Engenharia Aplicada”, declara Luís, que conta como está sendo o início do projeto.

“Nesse primeiro momento, selecionamos um grupo de alunos de diversas áreas da Engenharia como Civil, Mecânica, de Computação, Eletrônica e Produção. Estamos passando para eles os conceitos através do professor Floriano, que é um especialista na área de VANTs. Há também a professora Tatiani Sabaris, que coordenará a parte acadêmica de pesquisa feita juntamente com os conhecimentos que estão sendo adquiridos”, descreve o coordenador. Ainda segundo Ferrara, “inicialmente será montado um projeto de terceiros, mas que, ao longo do tempo, os alunos criarão algo próprio”.

As pesquisas serão coordenadas pelos professores Luís Fernando Pompeo Ferrara, Sabrina Martinez e Tatiani Sabaris, juntamente com o pesquisador Floriano Peixoto. O início da jornada de estudos relacionados aos VANTs foi na última quarta-feira (03), as 14h30, na sala M511. Os encontros serão realizados todas as quartas-feiras.