Mediante convênio de Cooperação Técnica e Científica a ser firmado com a prefeitura de Santos, o Herbário da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), único científico do litoral, vai catalogar todas as espécies vegetais do Jardim Botânico Municipal. As etapas (coleta, pesquisa, fixação, identificação e armazenamento) seguirão as normas internacionais estabelecidas, especialmente pelo New York Botanical Garden, responsável pelo Index Herbariorum.

A parceria, entre o Curso de Biologia Marinha da UNISANTA, a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura e o Jardim Botânico Municipal de Santos Chico Mendes está prevista por cinco anos. O documento será assinado dia 5/06, por volta das 9 horas, no Jardim Botânico, pelo prefeito municipal João Paulo Tavares Papa, pela Reitora e pela Diretora-Presidente da UNISANTA, respectivamente, professoras doutoras Sílvia Ângela Teixeira Penteado e Lúcia Maria Teixeira Furlani.

Plantas secas. Herbário é uma coleção organizada de exsicatas, amostras de plantas secas com etiquetas. O Herbário da UNISANTA será referência para o Jardim Botânico de Santos. O trabalho estará a cargo dos professores e biólogos da Universidade, Zélia Rodrigues de Mello e Paulo de Salles Penteado Sampaio.