Com índice para o I Campeonato Mundial Júnior de Natação, a ser realizado no mês de agosto, no Parque Aquático Julio De Lamare, no Rio de Janeiro, o nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Diego Uchoa dos Santos, inicia nesta quarta-feira (31/05), também no Rio de Janeiro, sua participação na I Clínica CBDA/COB/Correios Novos Talentos, com mais 22 nadadores.

A atividade se estende até o próximo sábado (03/06), com os atletas sendo submetidos a testes, avaliações, treinamentos e orientações técnicas, a cargo de técnicos, fisiologistas, médicos desportivos e outros profissionais da Ciência do Esporte.

O nadador da UNISANTA alcançou o índice nos 200 metros estilo peito com a marca de 2m23s95, na disputa do Match Brasil-Argentina, m Buenos Aires, há duas semanas, quando ficou com o ouro da prova da competição que reuniu as seleções de novos de Brasil e Argentina.

No Troféu José Finkel, ele teve uma boa participação, apesar da pouca experiência em Campeonatos Brasileiros Absolutos. Diego foi finalista B da prova dos 200 metros estilo peito, na qual obteve o décimo lugar com 2m24s74. No Rio, ele fará parte do Grupo III.

A CLÍNICA – A Clínica terá avaliações e exames ergométricos, de Cyber e de espirometria na ABBR (Associação Brasileira Beneficiente de Reabilitação), no bairro do Jardim Botânico; e exames antropométricos, de força específica e treinos na piscina do Clube de Regatas do Flamengo. O grupo ficará alojado na Escola de Educação Física do Exército (Esefex), na Urca, onde também haverá palestras sobre sobre o Mundial Júnior e doping à noite.

Os nadadores foram divididos em quatro grupos: Grupo 1 – Ana Marcela Cunha (Clube Olímpico de Natação/BA), Felipe Alcântara (Associação Atlética Baneb/BA), Manuella Lyrio (Pinheiros), Marcos Ferrari (Apani/SP), Rebeca Peppi (A Hebraica/SP) e Mario Pereira (Aceb/BA). Técnico Responsável: Luiz Antônio Menezes.Grupo 2 – Rodrigo Silva (Tijuca Tênis/RJ), João Pedro Morais (Pinheiros), João Lucca (Marina Barra/RJ), Marcelo Monteiro (Pinheiros), Alan Silva (Associação Atlética Baneb/BA) e Frederico Silva (MAC Nina/MA). Técnico Responsável: Fernando Vanzella.

Grupo 3 – Veruska Clednev (Serc São Caetano/SP), Ana Carolina Azambuja (Paineiras do Morumby, Natália Favoreto (Minas Tênis/MG), Maurici Pereira (Serc São Caetano/SP) e Diego Uchoa dos Santos (UNISANTA). – Técnico responsável: Flavio Silva. Grupo 4 – Roberta Albino (Usipa/MG), Daiene Dias (Daiene Dias/ES), Daynara Paula (Serc São Caetano/SP), Fernanda Nacife Moraes (Minas Tênis), Leonardo Guedes (Pinheiros) e Raphael Santos (Serc São Caetano/SP). Técnicos Responsáveis: Fernanda Vieira e Marcos Torres.O nadador Yuri Costa, da Adesef/PA pediu dispensa por motivos médicos.

PROGRAMAÇÃO – Quarta-feira (31/5), das 6h30 às 8 horas – Chegada na Esefex, na Urca, onde haverá a distribuição de material. 14h – Grupo 1 – Testes na ABBR / Grupo 2 – Teste de força no Flamengo / Grupo 3 – Teste de Antropometria no Flamengo / Grupo 4 – Treino no Flamengo; 18h30 – Jantar na Esefex, na Urca; 19 horas, Palestra sobre doping na Esefex.

Quinta-feira (01/6), às 6h30, despertar e coleta de sangue – Esefex; 6h45 – café da manhã; 7h15 – Grupo 1 – Testes de força no Flamengo / Grupo 2 – Testes na ABBR / Grupo 3 – Treino no Flamengo / Grupo 4 – Teste de Antropometria no Flamengo; 12h30 – Almoço na Esefex; 14h – Grupo 1 – Teste de Antropometria no Flamengo / Grupo 2 – Treino no Flamengo / Grupo 3 – Testes de força no Flamengo / Grupo 4 – Testes na ABBR; 18h30 – Jantar na Esefex, na Urca; 19 horas – Palestra sobre o Mundial Júnior.

Sexta-feira (02/06), às 6h30 – Despertar – Esefex; 6h45 – café da manhã – Esefex; 7h15 – Grupo 1 – Treino no Flamengo / Grupo 2 – Teste de Antropometria no Flamengo Grupo 3 – Testes na ABBR / Grupo 4 – Testes de força no Flamengo; 12h30 – Almoço na Esefex; 14h- Treino no Flamengo para todos os grupos; 18h30 – Jantar na Esefex, na Urca; 19 – Palestra sobre o Mundial Júnior. Sábado (03/06), às 6h30, Despertar – Esefex; 6h45 – café da manhã – Esefex; 7h15 – Todos os grupos – Treino no Flamengo; 12h30 – Almoço na Esefex; 14h – Retorno para a casa.