O bonde histórico e turístico de Itatinga, em Bertioga, foi recuperado por Junior dos Santos Gomes, engenheiro da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e sua equipe. O projeto foi desenvolvido em sua dissertação de mestrado em Engenharia Mecânica, aprovada nesta quinta-feira (15/12).

A recuperação do sistema elétrico e de tração do Bonde de Itatinga, em Bertioga, foi feita pelo mestre e engenheiro Junior dos Santos Gomes e sua equipe, com peças de alta tecnologia, como as que são atualizadas no VLT – Veículo Leve sobre Trilhos, que está para ser inaugurado na Baixada Santista.

Todos os procedimentos foram cuidadosamente elaborados para não desfigurar o design histórico do bonde, segundo o engenheiro Junior Santos Gomes, que  fez daquela obra o tema de seu mestrado em Engenharia Mecânica, aprovado pela banca examinadora. Ele explica que, no inicio do desenvolvimento da pesquisa, o bonde de Itatinga estava praticamente desativado, com equipamentos elétricos e de tração obsoletos, mas que “revelaram-se bastante raros, de terminologia de certo modo desconhecida e que hoje não existem mais no mercado”.

Esses equipamentos, após sua classificação, serão peças importantes para a própria história da tecnologia dos veículos de transporte ferroviários no Brasil, conforme o autor do projeto. Ele foi orientado pelo Prof. Dr. Maurício da Conceição Mário.

Integraram a banca examinadora os doutores João Inácio da Silva Filho, presidente, o orientador João Inácio da Silva Filho e o dr. Paulo Roberto Shroeder, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

O tema da dissertação foi “Estudo para Substituição do Acionamento dos Motores Trifásicos de Anéis com Alimentação Bifásica por Motores de Indução Trifásicos Acionados por Inversor de Frequência em um Veículo de Transporte Ferroviário com Sistema de Captação de Fio Trolley.

Importância do Mestrado de Engenharia – “A recuperação de um equipamento tão importante como resultado de uma Dissertação demonstra o alcance do Programa de Mestrado de Engenharia Mecânica da Unisanta (PPGMec) e a sua importância para a comunidade da Baixada Santista”, afirma o doutor João Inácio da Silva Filho, coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unisanta e presidente da banca examinadora.

“Esta pesquisa vem ao encontro dos objetivos do Programa, que é o de fazer com que profissionais experientes venham para a Universidade e apliquem seus conhecimentos, transformando-os em contribuições acadêmicas. São estas contribuições, resultado destes esforços, que se transformarão no legado que ficará disponível para nossas futuras gerações”, conclui João Inácio da Silva Filho.

Inaugurada e construída pelos ingleses em 1910, a Usina Hidrelétrica de Itatinga fica no sopé da Serra do Mar e é administrada pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP). A Vila é formada por cerca de 70 casas dispostas numa única rua. Foi erguida e planejada para atender às necessidades dos funcionários da Usina, que atualmente fornece energia ao Porto de Santos.

O bonde faz o percurso em horários determinados, transportando moradores do núcleo. Eventualmente, agências de turismo oferecem passeios no local.