Ana Marcela já estava garantida para o Mundial da Coreia do Sul, na prova de 10 quilômetros.

Confirmando seu favoritismo, Ana Marcela Cunha venceu,  neste domingo (14/4), o  Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu Brasil Maria Lenk – Maratonas Aquáticas, na prova feminina de 5 quilômetros disputada na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro.

Segundo boletim  da CBDA, Ana Marcela tomou a ponta da prova na segunda volta e não largou mais para vencer com o tempo de 56m02s00. Viviane Jungblut, que chegou a liderar uma parte da disputa, terminou em segundo com 56s02s10. Betinha Lorscheitter completou o pódio 52m02s20.

“A Viviane e eu estamos muito bem a nível mundial. Foi uma prova boa, um bom treinamento e mostra que estamos no caminho certo. Foi uma prova bem forte, pois o pessoal que está aqui também vai disputar a piscina e todos estão em ótima forma”, disse a campeã para a CBDA.

“Foi uma prova com um ritmo forte. No final, consegui me manter na frente e garantir a classificação. A expectativa é alta, pois, desta vez, vou nadar os 10 km, que é seletiva olímpica, e os 5 km. Podemos dizer que estou evoluindo e fico feliz com isso”, falou Viviane.

Viviane Jungblut também  está garantida no Mundial nos 5 km. A segunda vaga do masculino ainda está indefinida.

Catarina Ganzeli, da U nisanta,  ficou em 11.o lugar com 11:05.49. No masculino, Henrique Figueirinha e Pedro Henrique Morrot, os dois da Unisanta, ficaram em nono lugar,com 00:59.04

A competição foi seletiva para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Gwangju, na Coréia do Sul. Os dois melhores do masculino e as duas melhores do feminino garantirão vagas para o Mundial. A Unisanta já tem dois atletas classificados para o Mundial, na prova de 10 km, Ana Marcela e Victor Colonesi.

Prova masculina

Entre os homens, Diogo Villarinho começou a prova deeste domingo  liderando o pelotão. Na primeira volta, ele liderava a disputa. Na segunda volta, Luiz Gustavo Barros apertou o ritmo e passou a liderar a prova. Da terceira volta em diante, Diogo Villarinho tomou a liderança para vencer com o tempo 58m46s. Fernando Ponte e Allan do Carmo empataram em segundo lugar: 58m48s. Com o empate, a classificação fica, temporariamente, indefinida. A CBDA emitirá um boletim com a convocação em alguns dias.

“Fiquei em terceiro na prova de 10 km e não tinha garantido a vaga ainda. Ficou aquele sentimento do quase, mas, agora, está tudo certo. Estou mais aliviado. É uma felicidade grande estar no meu terceiro Mundial. Poucos nadadores têm três Campeonatos Mundiais na carreira. Estou bem feliz e com a expectativa para o Mundial”, contou Villarinho.

Provas de piscina

O Troféu Brasil Maria Lenk segue, agora, com as provas de piscina. A partir desta terça-feira (16), no Parque Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, os melhores nadadores do país tentam vagas para a seleção brasileira que irá ao Mundial de Esportes Aqáticos e aos Jogos Pan-Americanos.