simposioCom palestras, minicursos, oficinas, mesa redonda, apresentação de trabalhos científicos e concurso de fotografias – com premiação, o 16º Simpósio de Biologia da Unisanta reunirá biólogos de diversos estados brasileiros. Entre os temas das 13 palestras, programadas para dia 2, estão: tubarões, projeto baleia franca, a saúde dos oceanos, primatas e os desafios da pesca oceânica no Brasil.

Haverá 22 minicursos e apresentação de trabalhos científicos. Outros temas que serão apresentados: Biologia Subterrânea e a Preservação Marinha através do Ativismo, Etnobiologia de Pescadores Artesanais, Impactos Antrópicos e a Saúde dos Oceanos, Comportamento e Manejo de Primatas, entre outros. Confira a relação completa e ementas.

Os objetivos do encontro são promover o intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores, profissionais, estudantes da graduação e pós-graduação e criar oportunidades de discussões sobre temas relevantes a Ciências Biológicas.

Fazem parte da organização do evento: Alessandro A. Almeida, Cássia Cumagai da Mata, Jorge Luis dos Santos, Karen Coutinho, Mohana de Oliveira e Orlando Couto Junior

PROGRAMAÇÃO

O Simpósio tem início, dia 01/7, às 19h, com a palestra de abertura “Geopolítica da Ocupação Humana no Sul do Brasil”, a cargo do Capitão Bastos (Unisanta). Na terça-feira, dia 2/7, serão ministrados os seguintes temas: às 9h, “Drivers for Sharks – Tubarões no Limite”, por Paulo Guilherme – Ativista Ambiental e “Naturaulas – Impactos Antrópicos e a Saúde dos Oceanos”, pelo Doutorando Cesar Bernardo Ferreira. Às 11h, “Projeto Baleia Franca – 30 anos de Pesquisa e Conservação”, pela Dr. Karina R. Groch – Projeto Baleia Franca/Brasil e “Atualidades e Desafios da Pesca Esportiva no Brasil”, a cargo do Ms. Kelven Stella Lopes – MPA-OEI.

No período da tarde, às 13h, será ministrado o tema “Mosaico de Unidades de Conservação – Juréia Itatins Histórico, Realidades e Perspectivas”, por Roberto Nicacio – Gerente da Unidades de Conservação do Litoral Sul e Vale do Ribeira; “Projeto Bugio – CEPESBI- Centro de Pesquisas Biológicas de Indaial”, pela Dra. Zelinda Maria Braga Hirano – FURB e “Naturaulas – Cavalos Marinhos”, por Ms. Suzana Muniz Ramineli – Naturaulas. Já às 15h, “Biologia Subterrânea”, a cargo do mestrando Pedro Ratton – UFLA; “Documentário Laje dos Sonhos”, por Guilherme Kodja – Membro dos Conselhos Gestores da APA Marinha Litoral Centro e PEM Laje de Santos e “ECOPEC – Ecologia de Peixes Costeiros do Estado de Pernambuco”, pelo Dr. Paulo Guilherme Vasconcelos de Oliveira – UFRPE.

Às 17h, os temas são: “Instituto Boto Cinza: Pesquisa e Conservação” pelas biólogas Bianca Cruz Morais e Flávia Brito – Instituto Boto Cinza e “Drivers for Sharks – Ciências e Ativismo Voluntário Mudando o Mundo: Cites 2013 e a Cop 16 – Uma Visão de Dentro”, a cargo de Paulo Guilherme – Ativista Ambiental. O ciclo de palestras termina às 19h, com o tema “Estudos Biogeográficos de Morcegos Brasileiros” – Drª. Eliane Vicente – Ecorefugius / Projeto Morcegos Brasileiros.

Também estão programadas as seguintes oficinas: dia 3/7 – “Workshop Sobre Sustentabilidade”, pela Mestranda Cynthia Stelita Schalch; dia 4/7, “Oficina de Pintura em Ecobag”, pelo Artista Plástico Erick Wilson (Artista do Oceano); “Oficina de Slackline”, por Leonardo Scarpa Zanzini – Professor de Educação Física, pós graduado em Psicomotricidade aplicada à Educação e Irapajy da Silva Caetano – Professor de Educação Física, pós-graduado em Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico e Atletas da Equipe Lokahi de Slackline; “Alfabetização Ecológica e Científica na Educação Formal e Informal.”, a cargo da Bióloga Tina Benavente. Mais detalhes sobre as oficinas s neste link.

Também como parte da programação está agendada, para o dia 2/7, às 19h, a mesa-redonda “A Ictiologia Marinha no Brasil: estado atual e perspectivas”. Participam do debate: Paulo Roberto Duarte Lopes – UEFS; Alfredo Carvalho Filho – Fish Bizz Ltda; Matheus Marcos Rotundo – AZUSC – UNISANTA; Teodoro Vaske Jr – UNESP; Fabio Di Dario – UFRJ e Paulo Guilherme Vasconcelos de Oliveira – UFRPE.

O evento ocorrerá de 1 a 5 de julho de 2013, na Rua Oswaldo Cruz, 266, no Boqueirão, em Santos. O telefone para contato é o (13) 3202.7100 / FAX: (13) 3234.5297. Informações: http://sites.unisanta.br/simposiobiomar/2013/