Estimular o senso crítico dos espectadores é o objetivo do Ciclo Superproduções em Debate, que o Cineclube Lanterna Mágica programou para o período de 8 a 29 de outubro, como parte do programa Sedução do Olhar. Fazem parte do programa o curso Cinema e seu Poder de Sedução, previsto para o final de outubro e o Ciclo 40 anos sem Marilyn Monroe, que será realizado em novembro.
Os filmes serão exibidos em DVD nos dias 8, 15, 22 e 29 de outubro. Às 16h, serão apresentados o making-of, trailler, entrevistas com atores e diretores e cenas excluídas. À noite, serão projetados os filmes seguidos de debates, coordenados pelo jornalista Eduardo Ricci. A entrada é franca.
As apresentações serão na Sala Maurice Legeard de Cinema na Rua Cesário Mota, 8, no bloco E, 5º andar, na UNISANTA.

Programa

Fazem parte da programação do evento os seguinte filmes:

Dia 15/10 – Gladiador, de Ridley Scott (EUA – 2000) 149′
Sinopse: Nos dias finais do reinado de Marcus Aurelius (Richard Harris), o imperador desperta a ira de seu filho Commodus (Joaquin Phoenix), ao tornar pública sua predileção em deixar o trono para Maximus (Russell Crowe), o comandante do exército romano. Sedento pelo poder, Commodus mata seu pai, assume a coroa e ordena a morte de Maximus, que consegue fugir e passa a se esconder sob a identidade de um escravo gladiador do Império Romano.

Dia 22/10 – Traffic, de Steven Soderbergh (EUA – 2000) 147′
Sinopse: Um panorama sobre o alto-escalão do tráfico de drogas através de uma série de histórias interligadas. Um policial mexicano que se vê envolvido numa teia de corrupção e uma dupla de agentes do DEA que trabalha infiltrada no perigoso mundo dos negociantes de San Diego. Além de um barão da droga que é preso e explica como sua mulher tomou seu próprio negócio ilegal e um juiz da Suprema Corte de Justiça de Ohio, conhecido pela sua posição anti-drogas, que precisa lidar com sua filha, viciada em drogas.

Dia 29/10 – Moulin Rouge, de Baz Luhrmann (Austrália – 2001) 126′
Sinopse: Christian (Ewan McGregor) é um jovem escritor que possui um dom para a poesia e que enfrenta seu pai para poder se mudar para o bairro boêmio de Montmartre, em Paris. Lá, ele recebe o apoio de Henri de Toulouse-Latrec (John Leguizamo), que o ajuda a participar da vida social e cultural do local, que gira em torno do Moulin Rouge, boate que possui um mundo próprio de sexo, drogas, adrenalina e Can-Can. Ao visitar o local, Christian se apaixona por Satin (Nicole Kidman), a mais bela cortesã de Paris e estrela maior do Moulin Rouge.