O Jornal A Tribuna e o Jornal Metro publicaram, dia 19/8, uma página inteira sobre a elevação do nível do mar, assoreamentos e dragagens. Como fonte, foram entrevistados, pelo Jornal A Tribuna, os professores André Belém e Élio Lopes, da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Para o jornal Metro, a fonte foi o Professor Gilberto Berzin.

As matérias publicadas pelo Jornal A Tribuna, de Santos, contam sobre possíveis danos causados pela dragagem do porto de Santos e sobre a areia da Ponta da Praia. O professor Belém, de pós-graduação da Unisanta, em Meio Ambiente, fala sobre a dragagem dos canais e a necessidade de um estudo mais detalhado. Para isso seria necessário um financiamento. O professor Élio Lopes, coordenador do curso de Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, na retranca “Secretário faz alerta sobre possível erosão”, ressalta que dragagem não é a única responsável pelos assoreamentos na Praia do Góes, no Guarujá. A notícia foi publicada no Caderno Baixada Santista, página A-8. Lopes também é secretário do Meio Ambiente de Guarujá.

A página publicada no Jornal Metro também fala sobre o canal do porto e faz relação com a alta da maré. O professor entrevistado foi Gilberto Berzin, que explicou porque e como isso acontece. A página contou com uma matéria principal e duas retrancas. A manchete da matéria principal é “Ação do homem influencia em alta das marés”. Conta com quatro colunas e uma foto. A retranca “Equilíbrio natural foi alterado no Gonzaguinha” contém duas colunas e duas fotos.

“Prefeitura deve promover limpeza de canais hoje”, conta com três colunas e uma foto. As matérias constam da página 3 do Jornal.

Berzin é coordenador do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta.

Preservação dos mangues – O professor Fábio Giordano, diretor do curso de Pedagogia e professor de Biologia da Unisanta foi ouvido sobre a Salicórnia, planta encontrada em regiões de marismas, que pode ajudar na conservação dos mangues. A matéria foi publicada no Jornal A Tribuna no dia 23/8, Caderno Ciência, página D-4.