Estão abertas, até o próximo dia 28/08 (sábado), as inscrições para a décima sexta turma do projeto Toulouse, prevista para julho de 2011 e que levará alunos dos cursos de Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) para estagiar em um dos maiores polos de tecnologia da Europa: o Atelier Interuniversitário de Microeletrônica (AIME), localizado no Instituto Nacional de Ciências Aplicadas, em Toulouse, na França.

Antes do intercâmbio propriamente dito, os alunos receberão aulas preparatórias sobre desenvolvimento e construção de circuitos integrados na tecnologia CMOS. Segundo o professor e coordenador do projeto, Djalmir Correa Mendes, o curso, ministrado na universidade aos sábados, tem por objetivo preparar os alunos para a prática, que será realizada na “salle blanche” (sala limpa) do AIME.

Em agosto do ano passado, 52 estudantes inscreveram-se para concorrer às 15 vagas disponíveis para o intercâmbio, oferecidas aos alunos que apresentam o melhor desempenho nas avaliações realizadas ao longo do curso. “O intercâmbio entre o AIME e a Unisanta permite que alunos de graduação de Engenharia Eletrônica, de Telecomunicações e de Computação possam ter acesso a uma tecnologia de ponta que, no Brasil, dificilmente poderiam encontrar em cursos em nível de graduação”, destaca Mendes.

Inscrições e informações sobre o projeto, restrito a alunos de Engenharia da Universidade Santa Cecília, única instituição de ensino brasileira credenciada para enviar universitários ao AIME, podem ser realizadas até o próximo dia 28/08 através da diretoria da Engenharia (sala M-117), pelo telefone (13) 3202-7119 ou pelo endereço eletrônico cintia@unisanta.br. A primeira reunião sobre o projeto acontecerá no próximo dia 28/08 na sala C-11, às 11h30.

Projeto Toulouse – O intercâmbio é mantido por meio de acordo firmado com o AIME/INSA em 1996 e contribuiu para que diversos estudantes conquistassem vagas concorridas de iniciação científica, mestrado e doutorado em universidades estaduais e federais, como os ex-alunos de Engenharia Carolina Davanzzo (foto) e Bruno Rodrigues.

Para outras informações sobre o projeto Toulouse, clique aqui.