O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de três alunos da Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp), da Universidade Santa Cecília (Unisanta), foi destaque no caderno de Esportes do jornal A Tribuna, na edição de 12 de fevereiro.

Os alunos Luanda Machado Lopes, Sabrina Miraci Machini e Luan Alves da Cunha conseguiram nota dez com o trabalho O Futebol Feminino Brasileiro: Um olhar analítico por meio da mídia esportiva.  No TCC eles abordaram as dificuldades do futebol feminino no Brasil.

“A formação de uma identidade masculina constantemente reafirmada ao longo da história no futebol em nosso País fez com que uma grande parte das mulheres sequer consiga reconhecer-se no jogo. E que outras enfrentassem dificuldades na tentativa de se afirmar dentro dos gramados com a bola nos pés”, alerta Luanda.

Parte da mídia aborda o assunto, mas de forma preconceituosa e discriminatória, deixando de lado a competência esportiva das atletas para exaltar atributos físicos e estéticos.

“A mulher, no esporte em geral, é mais lembrada pela mídia por sua beleza e sexualidade. O jogo bonito de se ver não está relacionado às jogadas, mas às pernas, às sainhas e bermudas. Enfim, associado à imagem veiculada e vendida pela indústria cultural, determinando padrão de beleza feminina, que confunde a estética do jogo com a estética do corpo”, explica Sabrina.