O Programa Corpo em Ação, da afiliada da Rede Globo de Televisão, TV Tribuna de Santos, mostrou em sua mais recente edição (25/09), que o talento também passa de mãe para filho. Lucas, filho de Lúcia Roseane dos Santos, já desponta com um futuro promissor na natação paulista e brasileira.

Com aptidão inegável para o estilo borboleta, o menino é uma das jóias que vem sendo lapidadas na base (equipe mirim) da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, pelo experiente professor Cláudio José Paz, responsável pelo surgimento de grandes nomes do esporte, como Isabelle Longo, Paulo Magalhães de Paula, Matheus Louro Neto e mais recentemente Gabriele Roncatto.

Seguindo os passos, ou melhor, as braçadas da mãe, Lucas tem tudo para alcançar uma posição de destaque no esporte. Lucia Roseane dos Santos, paulistana de nascimento (nasceu em 1973), mas santista por adoção (veio para a Baixada aos três anos de idade), é considerada um ícone da natação da Cidade, em particular da UNISANTA.

Foi a primeira nadadora da instituição, isso nos anos 90, a integrar uma seleção brasileira principal, participando de campeonatos sul-americanos e mundiais, em piscina curta e longa.

Começou na UNISANTA em 89, dois anos após a chegada do técnico Márcio Latuf. Chegou ao Santa, após uma curta passagem pelo Regatas Santista.

A partir da segunda metade da década seguinte passou a integrar a elite da natação brasileira, destacando-se em provas de velocidades (50 e 100 metros), no estilo livre, bem como nos 200 metros (em várias ocasiões integrou a equipe nacional do revezamento 4×200 metros nado livre).

Foi vice-campeã dos troféus Brasil e José Finkel nos 50, 100 e 200 metros nado livre, bem como campeã brasileira sênior (Troféu Daltely Guimarães) dos 50 e 100 metros nado livre. Sagrou-se ainda campeã e recordista sul-americana na prova do revezamento 4×100 metros nado livre.

Atingiu o auge da carreira entre os anos de 95 e 98, quando defendeu a seleção brasileira principal nos Mundiais de Piscina Curta (25 metros), no Rio de Janeiro, em 1995; de Piscina Longa (50metros), em Tóquio, em 1996; de Piscina Curta, em Gottemburgo, na Suécia, em 1997, e de Piscina Longa, em Perth, na Austrália, em 1998.

Antes de encerrar a carreira (no início dos anos 2000, logo após ter casado e saber que estava grávida de Lucas), nadou pela Unaerp e Corinthians. Recentemente voltou a nadar, mas já na condição de nadadora master.