A dra. Sílvia Teixeira Penteado, reitora da Universidade Santa Cecília – Unisanta, fez uma análise dos problemas da educação brasileira, em todos os níveis, em entrevista ao Jornal Enfoque, transmitido pela Santa Cecília TV, na manhã desta segunda-feira. Ela destacou a defasagem de recursos por parte das autoridades públicas, principalmente no ensino médio, onde os problemas são maiores do que os encontrados  no ensino fundamental. Falta também uma boa gestão dos recursos disponíveis, para que se implantem políticas públicas adequadas, no seu entender.

Destacou a reitora que as bolsas atribuídas por meio do Prouni e outras bolsas em parcerias com empresa têm trazido talentos às  universidades particulares, mas a maioria dos egressos do ensino médio de escolas públicas chegam com deficiências de aprendizagem, o que obriga as universidades particulares a  fazer um nivelamento no primeiro ano.

Sílvia Teixeira Penteado ressaltou a colaboração das universidades particulares com as autoridades e os meios produtivos, visando contribuir com os planos de desenvolvimento e a solução de problemas. Citou as dificuldades de acesso dos caminhoneiros ao porto de Santos e a contribuição da Unisanta com as questões da logística.  Recentemente, alunos de Administração e de Logística da Unisanta fizeram uma visita técnica aos portos de Roterdã, na Holanda e Antuérpia, na Bélgica, e trouxeram sugestões para minorar os problemas no porto.

Com o mesmo objetivo, de colaborar com as autoridades, há grupos de pesquisa que estudam esses problemas, inclusive no Mestrado em Engenharia Mecânica. Recentemente a Unisanta se converteu  em Núcleo Avançado do Comitê Científico da Associação (Rede) para Colaboração entre Portos e Cidades (Rete, em italiano). Participam cientistas da Itália, Portugal, Espanha, Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, Costa Rica, Reino Unido e Brasil. A Unisanta é a primeira universidade brasileira integrada ao Comitê Científico da Rede Internacional.

A missão da Rede é desenvolver pesquisas científicas e oferecer mútua colaboração, visando ao desenvolvimento equilibrado de regiões portuárias. Nos dias 12 e 13 de setembro, a Unisanta promoverá um Seminário aberto ao público, com representantes das prefeituras da Baixada, da Codesp, de autoridades portuárias  e demais interessados em  debater o problema.

Assista a entrevista na íntegra: