Professora Cristina Opstal, docente da Unisanta, fala sobre necessidade de cuidados aos alunos e professores

158

“Nós cuidamos dos alunos. E quem cuidam de nós? ”, perguntou Cristina, durante o debate promovido pelo jornal A Tribuna, do ciclo A Região em Pauta. A matéria foi o Destaque do Dia, na página A-3.

A docente da Universidade Santa Cecília (Unisanta), professora Cristina Opstal, participou na segunda-feira (28/10) do debate do Grupo A Tribuna, A Região em Pauta. Presente no painel As habilidades socioemocionais no ambiente escolar, junto da psicóloga Rosana Primi e da pedagoga Renata Gaia, a discussão das três foi destaque na edição desta terça-feira (29/10) do jornal.

Cristina reforçou a ideia do cuidado que deve ser tomado não só com os alunos, mas também com os profissionais da área da educação. “Nós cuidamos dos alunos. E quem cuida de nós? O mundo está complexo e, na escola, não seria diferente. Sei de colegas que dão aula de manhã, à tarde e à noite”, comentou ela.

“Segundo Cristina, incentivar e qualificar o professor a desenvolver meios de ensino diferentes são uma maneira de ‘suavizar’ o dia a dia em sala de aula e colaborar com a rotina do professor. Ela mencionou o programa de Justiça Restaurativa da rede municipal como uma forma de resolver situações-problema de uma forma que acaba ensinando a comunidade escolar a lidar melhor com situações e sentimentos, garantindo um cotidiano melhor. ”

Cristina é professora na graduação e pós-graduação da Unisanta, chefe da Coordenadoria de Políticas Educacionais no Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, mestre em Semiótica e Linguística Geral pela USP e especialista em Gestão Escolar. Atua também como professora efetiva de Ensino Fundamental I da Prefeitura de Santos.

A Região em Pauta é um evento que ocorre todo mês, com o intuito de promover um ciclo de debates sobre diferentes temas relacionados à região.