O professor de Marketing Político do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Sérgio Trombelli, foi o analista escolhido para comentar as expectativas das eleições municipais de 2008 em Santos (SP), em reportagem publicada na página A-7 do jornal A Tribuna, de 26 de julho de 2008.
Para o docente, o pleito deste ano deverá resgatar o contato direto entre candidato e eleitor, mesmo para aqueles que estão mais expostos na mídia, mas sem ignorar os aparatos tecnológicos.

Trombelli analisa também que o momentâneo clima calmo ocorre pelo receio dos candidatos em produzir um material que acabe sendo considerado irregular pela Justiça Eleitoral, o que reforçaria a necessidade de se ampliar o contato direto com o eleitor.
Na visão do professor, a polarização entre um candidato de oposição e o da situação, tradicional nos pleitos santistas, deve ocorrer novamente, “independentemente da posição adotada por alguns partidos”.