Marcos da Silva Cipriano, engenheiro civil e pós-graduado em Controle de Gestão Ambiental pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), foi destaque da seção Nossa Gente, do caderno Indústria do jornal A Tribuna (página A-3), publicado em 25 de junho de 2008.
Cipriano é hoje o gerente da agência unificada da Cetesb em Cubatão (SP), sendo responsável pela segunda fase do programa de recuperação ambiental implantado pela empresa em 2004. Segundo a reportagem, o projeto consistia em manter sob controle 98,8% das 320 fontes primárias de poluição identificadas na cidade há 25 anos.

O ex-aluno da Unisanta explica que esse controle é feito através de sistemas instalados nas chaminés das indústrias e nas saídas dos efluentes químicos ligados a computadores sob comando da Cetesb. Os resultados, garante Cipriano, já tornam Cubatão, antes conhecida como “cidade mais poluída do mundo”, um local com qualidade de ar superior a bairros de São Paulo.

A matéria também relembra um pouco da vida do ex-estudante, que antes de ingressar na carreira, sonhava em ser jogador de futebol, tendo inclusive passado por equipes como o Guarani e a Portuguesa Santista. Após começar a trabalhar como bancário do banco Bradesco, também devido ao futebol, formou-se Técnico em Química, sendo contratado pela Cetesb em 1989.

Vislumbrando crescimento em sua carreira, fez parte da turma de 1997 de Engenharia Civil da Unisanta, para, em seguida, já envolvido no desenvolvimento do programa de controle, concluir a pós-graduação em Controle de Gestão Ambiental. Cipriano é casado e tem três filhas.