O professor de Engenharia Elétrica da Universidade Santa Cecília (Unisanta), José Roberto Abbud Jorge, foi fonte em matéria de destaque do jornal A Tribuna do dia 24/4.

O texto é sobre o pagamento indevido de R$ 7 bilhões cobrados indevidamente dos consumidores brasileiros de energia elétrica.  O problema foi apontado pelo Tribunal de Contas da União.

Em uma dica para os leitores, o jornal destacou que o importante é economizar. Registra declaração do professor, de que medidas simples podem representar uma economia de R$15,00 na conta de luz. “Parece pouco, mais no fim do ano faz uma boa diferença”. Ele disse também que uma das primeiras atitudes a ser tomadas é substituir as lâmpadas incandescentes por fluorescentes. “Além disso, é importante trocar refrigeradores velhos por outros mais novos e eficientes. O custo, em um primeiro momento, é mais caro, mas depois compensa”, ressaltou.

Jorge relatou para o jornal que pequenos cuidados podem representar uma redução de 10% a 15% no consumo de quilowatt-hora.