O Jornal A Tribuna desta segunda-feira (17/6) publicou uma página sobre o consumo de peixes pescados do Rio Cubatão. A matéria apresenta a trajetória dos rios da cidade, que, entre as décadas de 70 a 90 foram considerados “mortos”. Após o controle da poluição industrial e a recuperação da qualidade das águas dos rios de Cubatão, a Cetesb garante que o quadro mudou radicalmente e a qualidade da água é considerada boa.

Porém, a reportagem mostra que não há estudos que comprovem a qualidade do pescado para o consumo e que mesmo assim, a população, além de praticar a pesca esportiva, também consome os peixes e diz que “não faz mal”.

O professor do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Santa Cecília (Unisanta), João Alberto Paschoa dos Santos, foi entrevistado pela reportagem do jornal e orientou aos moradores a terem cautela no consumo dos peixes pescados no trecho do Rio Cubatão ao longo das áreas habitadas e nas proximidades do polo industrial.

“Deve haver muita precaução. Nesse caso, pela proximidade das áreas citadas, não é porque a qualidade da água está boa que podemos encontrar peixes de boa qualidade”, explicou o professor da Unisanta para o Jornal A Tribuna.

Paschoa informou que desenvolveu pesquisas em um outro trecho do Rio, que é pouco habitada, e que encontrou peixes de boa qualidade para o consumo. Anunciou ainda a possibilidade do Laboratório de Ecotoxicologia da Unisanta desenvolver um estudo sobre a qualidade do pescado da região citada na matéria.