O professor da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Santa Cecília (Unisanta), José Roberto Abbud Jorge, concedeu entrevista ao jornal A Tribuna, desta sexta-feira (10/12), sobre segurança das luzes de Natal, na matéria Pisca-pisca: enfeite pode ofuscar o brilho do Natal (Caderno Baixada Santista, A-8).

Em entrevista, o professor fala à repórter que não é recomendável deixar os piscas (luzinhas de Natal) muito tempo ligados, pois há o risco de incêndio e curto-circuito, principalmente nos que esquentam mais. Pode-se deixá-los ligados das 19h até as 23h, por exemplo, é um período que não põe a segurança da casa em risco.

Outro alerta que Abbud faz é o caso de decorações externas. As luminárias que são usadas do lado de fora da casa podem ficar mais tempo ligadas, porém essas devem ser próprias para serem colocadas do lado externo, já que são mais resistentes à exposição como chuvas, por exemplo.

Para ler a matéria na íntegra (caderno A), clique no link: http://200.210.166.155/reader/default.asp?ed=2065&ca=38&num=12