O site da revista MundoGEO destacou o lançamento do VANT Gaivotão. O produto foi lançado em junho, durante a 3ª edição do MundoGEO Connect LatinAmerica 2013 –  Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais.

Na matéria, as características do VANT Gaivotão são elogiadas. “A aerodinâmica ultrarrefinada do Gaivotão é inigualável, proporcionando uma performance operacional excepcional. Suas asas de grande envergadura proporcionam alta estabilidade, e seu perfil ultrafino permite que a aeronave se desloque no ar com a mínima resistência ao avanço, obtendo uma ótima razão de planeio, o que se traduz em segurança em uma eventual perda de motor, o que lhe permite um voo planado de grande alcance”, afirma a revista.

“O Gaivotão foi projetado para não cair. A Albatroz Aerodesign tem o conceito de que um VANT deve ser tão ou mais seguro do que uma aeronave comercial. Mas se ele cair, seu paraquedas garantirá que não causará danos em sua estrutura e equipamentos embarcados, nem em solo”, afirmou Floriano Peixoto, pesquisador da Albatroz Aerodesign.

A Albatroz Aerodesign é um projeto de pesquisa e desenvolvimento de Sistemas de Veículos Aéreos Não Tripulados (Sis VANTs) de baixo custo, pré-incubado no Núcleo de Inovação, Negócios e Empreendedorismo (NINE) da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Projeto Albatroz – A Unisanta é a única instituição particular de ensino do Brasil a desenvolver projetos desse tipo. O Albatroz tem como objetivo projetar, construir e operar os VANTs exclusivamente para fins pacíficos, entre eles, o monitoramento ambiental, busca e salvamento, coberturas jornalísticas, monitoramento de redes de alta tensão e geoprocessamento. Os veículos são utilizados há anos para executar missões de todos os tipos, principalmente militares. Esse tipo de aeronave evita colocar em risco vidas humanas que estariam tripulando aviões convencionais.

Os VANTs utilizam aplicações de Mecatrônica, Eletrônica e Computação. Seu controle de voo é feito através de equipamentos computadorizados instalados a bordo e em sua base operacional, proporcionando estabilidade à aeronave e liberdade de planejamento e execução de seu plano de voo, com tecnologia importada. O Projeto Albatroz pretende dominar esta tecnologia, tornando-se independente.

NINE – O Núcleo funciona como uma pré-incubadora de empresas, visando ao mercado de trabalho para alunos, egressos e professores da Universidade. Desde 15 de outubro de 2008, oferece assessoria técnica e instalações físicas para alunos e professores que possuam projetos inovadores, em produtos, serviços ou processos. Entre os objetivos, está o de despertar o espírito empreendedor, além de aproximar o meio acadêmico e o empresarial.

Cada projeto é apoiado por 18 meses, até que o protótipo adquira maturidade para se transformar em um produto, serviço ou processo com alta incorporação de tecnologia e inovação e seja considerado apto para ser comercializado.