Entre as propostas está o levantamento do diagnóstico da violência criminal do município

O Núcleo Integrado de Estudos em Segurança Pública da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e a Prefeitura Municipal de São Vicente assinam, nesta sexta-feira (2), às 19 horas, Protocolo de Intenções de Cooperação Técnica, durante a cerimônia de lançamento da Feira Nacional de Segurança Pública Municipal e seus eventos integrados, como o Fórum Nacional de Segurança Municipal e a Conferência Nacional das Guardas Municipais. A assinatura acontece no Plenário da Câmara Municipal, na Rua Jacob Emerich, n° 1195, Parque Bitaru, em São Vicente.

Uma das propostas do Núcleo Integrado de Estudos em Segurança Pública da Unisanta é fazer o diagnóstico da violência criminal do município, assim como já ocorreu nas cidades de Praia Grande, em 2012, e em Guarujá, no início deste ano, a partir de um convênio firmado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

Sobre o Núcleo – O Núcleo Integrado de Estudos em Segurança Pública da Unisanta, criado durante a realização do 1º Seminário de Segurança Pública Municipal da Baixada Santista em 2012, é composto pelo Instituto de Pesquisa, Ensino e Consultoria Técnica em Segurança Pública Municipal (IPECS) e pela Câmara Temática de Segurança do CONDESB.

De acordo com a coordenadora do curso superior de Tecnologia em Segurança Pública da Unisanta, representante da universidade no Núcleo e membro integrante do Conselho Científico e Pedagógico do Projeto com o IPECS, professora Fabiola Andrea Chofard Adami, “a ideia de diagnosticar a violência criminal de um município surge a partir da crença de que a prevenção situacional designa o conjunto das ações públicas e privadas que visam reduzir as oportunidades para que os crimes ocorram”.

Fabíola acredita que seja possível instituir novos comportamentos e, a partir destes, novas propostas de solução para velhos problemas enfrentados, e subsidiar, com base metodológica e a participação do meio acadêmico, o poder público para tomada de decisões em prol de uma sociedade livre e com qualidade de vida para todos.

De acordo com Sérgio França, presidente do Instituto IPECS, implantar esse projeto com apoio do meio acadêmico é um marco para a resolução de problemas sociais. “A elaboração de projetos devem considerar a multidisciplinaridade e transdisciplinaridade como principais aspectos para fortalecer as sugestões de modificações das políticas públicas”.

Ainda segundo França, “a integração de várias áreas do conhecimento permite estudos aprofundados e enriquecidos que colaborem para a inclusão de novos sistemas de gestão e combate aos graves problemas que vêm sendo enfrentados, assim como o atendimento às demandas por segurança com integridade, qualidade e agilidade, agregando valor aos novos projetos”.

O Instituto IPECS e a Unisanta reforçam o interesse das instituições em criar o Observatório da Violência da Baixada Santista para o monitoramento permanente dos indicadores criminais da região, colaborando com o desenvolvimento econômico e social.