Segundo Renan Braga Ribeiro, as ressacas ocorrem com mais frequência no outono e inverno devido à chegada das frentes frias ao litoral

O biólogo e pesquisador do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH – Unisanta), Renan Braga Ribeiro, explicou em matéria do último domingo (11/6) do jornal A Tribuna o motivo pelo qual as ressacas acontecem predominantemente no outono e inverno. Segundo o pesquisador, o fenômeno acontece nessa época do ano porque está relacionado à chegada das frentes frias.

A matéria, publicada na página A-9 do caderno Cidades, aborda o período do ano em que as ressacas são mais frequentes, relembrando os fenômenos ocorridos no ano passado, que causaram prejuízos em Santos, sobretudo na região da Ponta da Praia. Através de parceira com a prefeitura de Santos, o NPH – Unisanta e a Defesa Civil monitoram a maré e as ondulações, e emitem alertas à população em caso de risco.

O pesquisador Renan Braga Ribeiro explicou que as ressacas acontecem com frequência durante o outono e inverno, porque, nessa época, as frentes frias chegam ao litoral. “Elas trazem uma grande pressão atmosférica, o que causa os ventos intensos que provocam o frio e também causam a agitação das ondas. Há estudos que mostram que mais de 78% dos casos de ressacas em Santos, no ano passado, aconteceram no outono e inverno”.