A pesquisa de TCC dos alunos de Engenharia Civil da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Marco Antonio Abrão Mendes e Fabrício Pereira da Silva, 3º colocado na categoria “Em andamento” (Engenharias e Arquitetura) do CONIC 2016, segue repercutindo nos veículos de comunicação da região.

A matéria, recentemente publicada no jornal “A Tribuna”, gerou uma entrevista na rádio CBN Santos, do orientador da dupla, o professor Adilson Luiz Gonçalves, coordenador do Núcleo de Estudos Portuários, Marítimos e Territoriais (Nepomt) e da Rete – Associação para Colaboração entre Portos e Cidades (Rete) – Núcleo Avançado do seu Comitê Científico Internacional. O tema repercutiu também em revistas e sites de mídias ligadas ao setor portuário e marítimo, como o Portos e navios, Informativo dos portos, Agência Intelog, Brazil modal e Portal ferroviário.

Analisar o potencial da implantação de um acesso ferroviário a um terminal de contêineres do Porto de Santos foi o objetivo dos acadêmicos. A ideia é verificar o quanto a nova estrutura reduz o tráfego de caminhões, minimiza os gargalos logísticos e conflitos na região da unidade, além de aumentar sua movimentação de cargas.

Os alunos elaboraram o traçado de três ramais. O primeiro serviria para o acesso de vagões ao terminal portuário estudado, que tem foco na operação de contêineres. Segundo Marco Antonio, o mais indicado seria a expansão da instalação.

“Com o remanejamento dos gates, poderíamos montar um novo layout do terminal para que as composições, de cerca de 900 metros, possam entrar. Há uma área já arrendada, de 50 mil metros quadrados, que também poderia ser utilizada”, comentou o universitário.