A palestra do fotógrafo de guerra, Gabriel Chaim, para alunos de Jornalismo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), foi destaque no Jornal A Tribuna, do dia 17 de março, Bom Dia São Paulo e Jornal  Tribuna, 1ª edição, do dia 18 de março.

Gabriel viveu três anos em zonas de confronto, como Irã, Iraque, Egito, Jordânia, Palestina e recentemente a Síria. Para o Jornal A Tribuna, Gabriel contou como decidiu trabalhar na Síria. “A situação dos refugiados entrou na minha vida quando visitei um campo. Criei a ONG Kitchen4Life e fui a Dubai disposto a juntar dinheiro para o meu projeto”.

Para aproximar os alunos da realidade dos refugiados, o palestrante trouxe Miguel, um sírio que mora há três meses no Brasil. Em inglês, ele disse ser formado em Engenharia de Telecomunicações, fez mestrado e ainda não conseguiu emprego. O rapaz mora com um grupo de mais de 200 refugiados no bairro do Brás, na capital paulista. A expectativa é que eles trabalhem como carregadores de caixas.

Gabriel é pai de uma menina de cinco anos, e se lembra das vezes em que pensou na filha ao presenciar cenas com crianças na Síria. “Várias vezes, eu me deparei com crianças que tinham perdido seus pais e ficaram às margens da sociedade, com cinco anos de idade. Era impossível não me lembrar da minha filha”, finaliza o jornalista.

Confira as matérias:

Bom Dia São Paulo