Trabalho de alerta e atualização de informações sobre ressaca foram destaques também no fim de semana. A previsão é de mar calmo nos próximos 15 dias.

A imprensa regional continuou repercutindo o trabalho de alerta do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Universidade Santa Cecília (Unisanta), na atualização de informações a respeito de ressaca em Santos na última semana. O NPH-Unisanta divulgou boletins com as informações e previsões na quarta (26), quinta (27), sexta-feira (28) e sábado (29).

Nesta segunda-feira, 31/10, o jornal A Tribuna abordou a previsão mais recente do Núcleo de Pesquisas e da Defesa Civil, que prevê que o mar permanecerá calmo nos próximos quinze dias. “Não vai ter maré alta. Vai ficar normal, como em qualquer época do ano. O nível do mar já baixou bastante, e até vai aumentar sim, mas sem alagamento nenhum”, declarou o biólogo e pesquisador do NPH Renan Ribeiro, em matéria no site do jornal e no impresso.

Na edição do último sábado (29), a matéria do jornal, na página A-3, que abriu o caderno de Cidades, apresenta explicações de Renan Ribeiro, que destacou a direção das ondas, que vieram do Sul, uma das diferenças entre a última ressaca e a ocorrida no fim de agosto. “As ondas vindas do Sul atingem principalmente a região do Canal 5 e se espalham por toda a baía. Quando vieram de Sudoeste eram mais direcionadas para a Ponta da Praia”, explicou.

O jornal A Tribuna publicou na última semana várias matérias sobre o assunto. Em sua edição da última quinta-feira (27), foi divulgada matéria na página A-5 do caderno Cidades sobre o alerta para ressaca na Ponta da Praia, em Santos, feito pelo NPH da Unisanta. O texto ainda explicou que a Defesa Civil de Santos atua com o Plano Preventivo, juntamente com a Guarda Municipal e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), visando minimizar eventuais danos.

Ao longo da última semana, os sites dos jornais A Tribuna, Diário do Litoral e Boqnews também destacaram em suas páginas digitais os números divulgados nos boletins do NPH. A previsão apontou para ondas com altura significativa entre 3,0 e 3,5 metros na região da entrada do Canal do Porto de Santos e superiores a 2,0 m na Ilha das Palmas, ocorrendo na manhã de sábado (29).

Veja a repercussão na imprensa regional:

A Tribuna

Diário do Litoral

Boqnews