O sexto título de melhor do mundo em maratonas aquáticas conquistado pela nadadora Ana Marcela Cunha teve repercussão nacional. Sites como Globo Esporte, Terra, Santaportal e o Jornal A Tribuna, entre outros, divulgaram a vitória da atleta da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

“A pentacampeã mundial Ana Marcela Cunha, da equipe Unisanta, foi eleita a melhor atleta de maratona aquática do mundo pela sexta vez em dez anos. A notícia veio em ofício da Federação Internacional de Natação (Fina) enviado à baiana. Ela foi parabenizada pela performance de 2019, quando conquistou duas medalhas de ouro no Mundial Gwangju – na prova dos 25km e na dos 5km. Além disso, carimbou o passaporte para os Jogos Olímpicos de Tóquio na prova dos 10km, quando terminou na quinta colocação”, escreveu A Tribuna.

O site Correio explicou como foi feito o comunicado da vitória: “Ana Marcela foi informada da nova conquista na manhã desta sexta-feira (07/02), por e-mail enviado pela Federação Internacional de Natação (Fina), assinado pelo presidente da entidade, Julio Maglione. ‘Por esta correspondência, temos o prazer de lhe informar que você foi escolhida como a MELHOR ATLETA DO ANO de 2019 na MARATONA AQUÁTICA’, diz o ofício. ‘Parabéns por sua incrível performance!’” A resposta da nadadora da Unisanta sobre o prêmio foi publicada pelo Globo Esporte. “Estou muito feliz com o anúncio oficial da Fina. 2019 foi um ano intenso, de muitas conquistas e aprendizados, o reconhecimento é sempre valioso. Agora “zeramos” tudo. O foco é total na preparação para a disputa da prova olímpica em agosto. Vamos nessa, Brasil! ”

“Única atleta dos esportes aquáticos classificada para os Jogos Olímpicos de 2020, Ana Marcela conquistou em 2019 a medalha de ouro em cinco etapas do Circuito Mundial da Fina, a primeira medalha de ouro do Brasil em uma edição de Jogos Pan-Americanos, e ainda foi campeã dos Jogos Mundiais Militares e dos Jogos Mundiais de Praia. Ela também entrou para o Livro dos Recordes como maior vencedora de etapas do Circuito Mundial e já havia sido escolhida como melhor atleta de águas abertas do mundo pela revista americana Swim World” relembrou o site Terra.