Nesta quarta-feira, dia 8, o jornal A Tribuna publicou, na página A-12, caderno Cidades/Guarujá, uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos da Universidade Santa Cecília (Nese/Unisanta) a respeito do índice de desemprego nas cidades de Guarujá e Santos. A reportagem teve ¼ de página no jornal.

De acordo com o Nese/Unisanta, o desemprego em Guarujá  tem permanecido em um índice elevado e com uma grande proporção de jovens sem emprego, atingindo 13,15% em junho e ficando estável em relação aos 13,13% em dezembro de 2011. Segundo o levantamento, Santos possui um índice de 10%.

Comparando as duas cidades, o coordenador de Pesquisa do Nese/Unisanta, Jorge Manuel de Souza Ferreira, afirma que “Guarujá tem uma economia desenvolvida, mas não se compara a Santos. Pelo menos 16 mil moradores de Guarujá trabalham em Santos”.

A pesquisa também afirma que há 18.567 desempregados em Guarujá – frente aos 20.020 do ano passado e 16.679 de 2010. O município tinha em junho 122.668 trabalhadores empregados e 149.372 inativos (aposentados e não aptos ou indispostos ao trabalho), atingindo o total de 290.607 habitantes.